.

domingo, 12 de outubro de 2008

Crônica escrita para o Dia da Criança em 18 setembro 2002



O Pelotão das Crianças Abandonadas
(Wilson Gordon Parker)

Em 06 de outubro de 1988, com a promulgação da Constituição Federativa do Brasil, foi instaurada uma nova ordem jurídica, no trato da questão infanto-juvenil - O Direito Constitucional de Crianças e Adolescentes.

Em 12 de outubro de 1990, entrava em vigor a Lei nº 8.069, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Com esses diplomas, a norma jurídica interna reconheceu Crianças e Adolescentes como "Pessoas em Condição Peculiar de Desenvolvimento".

O Dia da Criança, 12 de outubro, deveria ser comemorado junto com o dia da Injustiça, em 23 de agosto. Faria muito sentido.

Sempre lembrada em discursos políticos, as crianças de todo o mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos, atualmente conhecidos como países em "desenvolvimento", servem de catapulta para a eleição dos inescrupulosos que se lançam no caminho do poder e da fortuna.

Enquanto isso, numa favela em qualquer cidade brasileira, uma garotinha negra brinca com a cabeça de uma boneca, enquanto ao seu lado, um garoto branco segura a asa de um avião, levando-o em direção aos céus.

A ternura dos olhos brancos da menina, juntamente com a audácia dos olhos negros do menino, jogados ao lado de uma lixeira coletiva, cheia de ratos e urubus, faz com que uma nuvem negra cubra o sol.

No nordeste, a mãe coloca na boca da criança uma mamadeira feita à base do leite de cabra e de aguardente.

Faz passar a fome e evita o choro.

Nas cidades praianas do litoral brasileiro, meninas de todas as raças, filhas da miséria e do abandono, trazem em seus olhos o brilho da esperança trágica, aparentando uma maioridade fatídica, própria de quem nunca usufruiu a ingenuidade da infância.

Do outro lado da história, homens louros, de olhos azuis, saudáveis de corpo, podres no íntimo, acariciam com os olhos e com as mãos, os corpos frágeis das crianças adultas que os atraem de tão longe.

Em qualquer lugar do planeta, onde houver miséria, estes desequilibrados estarão presentes, prontos a sustentarem o turismo internacional da pedofilía.

Tudo isto sempre estará protegido, consciente ou inconscientemente, pelas sociedades locais, que farão vista grossa para a violência que acontece a sua volta, e sutilmente estimulada pelo governos, pois este tipo de turismo gera muitas divisas para o país.

Atropelados pela miséria, os pais não terão meios de protegerem os seus filhos. Tentam de tudo, mas a pobreza esmaga sentimentos, atropela os valores morais, deixando para a criança decidir o que fazer da sua vida.

Afundados na miséria em que foram criados, estas crianças procuram o meio mais fácil de sair do cinturão infernal em que nasceram.

A fim de fugir da indignidade em que sempre viveram, crianças e adolescentes procuram uma dignidade que tem como único parâmetro a sobrevivência pessoal da melhor forma possível.

Quase sempre, a melhor forma será a mais dolorosa.

No campo e nas cidades, a criança pobre começa a trabalhar cedo. Uma, em um milhão, conseguirá estudar numa faculdade, terá um emprego razoável, e levará uma vida digna. A empresa familiar que a colocou no mundo não sabia o que estava fazendo, porque nunca lhe explicaram nada sobre o assunto.

Pai e mãe são também filhos da miséria, que se reproduziram na mesma areia movediça. Todos sofrerão a vida inteira, e seus descendentes terão a pobreza como única herança.

O silêncio de Deus se confunde com a omissão dos homens.

Para falar um pouco das crianças do resto do mundo, que carregam os mesmos problemas das brasileiras, devo citar um que é terrível, mas não existe aqui no Brasil, qual seja, a tragédia que são as minas terrestres abandonadas por este mundo afora.

Essas verdadeiras bombas do tempo, e os engenhos por explodir, significam um perigo particular para as crianças, especialmente porque elas são naturalmente curiosas e podem apanhar objetos estranhos que encontram.

Dispositivos como as minas "borboleta", utilizadas extensivamente no Afeganistão pela antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, são coloridas de um verde brilhante e têm duas "asas".

As minas terrestres têm sido utilizadas em muitos conflitos desde a Segunda Guerra Mundial e, em particular, em conflitos internos.

Só o Afeganistão, Angola e o Camboja, possuem juntos um total de, pelo menos, 28 milhões de minas terrestres e 85% das mortes causadas pelas minas em todo o mundo. Angola, com cerca de 10 milhões de minas terrestres, possui uma população de amputados de 70.000 pessoas, das quais 8.000 são crianças.

As crianças africanas vivem no continente mais infestado de minas terrestres - existem cerca de 37 milhões de minas em, pelo menos, 19 países africanos - mas todos os países são, de alguma maneira, afetados.

Tenho certeza que, em alguma época que está por vir, todas as crianças do mundo serão felizes.

E os adultos agradecem !


WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

EFE - Quinta, 14 de junho de 2007

ONU: fome matou uma criança a cada 5 seg em 2006

A fome matou uma criança menor de dez anos a cada cinco segundos no mundo em 2006, disse hoje o relator da ONU sobre o Direito à Alimentação, Jean Ziegler.

[LEIA MAIS...]

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O "CHEFE DA QUADRILHA" APOIA EDUARDO PAES



Comentário sobre a notícia:

“Na disputa com Gabeira pela prefeitura do Rio, Eduardo Paes está fazendo de tudo para ver se consegue receber em seu palanque o personagem que ele acusou de ser o “chefe da quadrilha” dos ladrões do mensalão. Se tal acusação é verdade estaremos diante de um fato totalmente absurdo. Além dos ladrões não serem presos são reconhecidos como tendo grande influência eleitoral. Com essa história, Eduardo Paes conseguiu atingir a dureza máxima da cara-de-pau. Pensando bem, muitas vêzes é melhor a gente ser fotografado de sunga do que vestindo uma casaca roubada.”

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)



FOLHA DE SÃO PAULO - 10 outubro 2008

Marina Silva ignora PT e declara apoio à candidatura de Fernando Gabeira, no Rio A senadora Marina Silva (PT-AC) declarou apoio hoje à candidatura de Fernando
Gabeira (PV), que disputa o segundo turno da eleição do Rio. No primeiro turno, Marina apoiou Alessandro Molon (PT), que no primeiro turno recebeu 4,97% dos votos válidos.
[LEIA MAIS ...]


SONINHA FRANCINE

FOLHA DE SP, 06 OUTUBRO 2008
Soninha nega apoio a Kassab e Marta, mas subirá no palanque de Gabeira
CAMILA NEUMAM, colaboração para a Folha Online

A vereadora e candidata derrotada à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine (PPS), disse hoje à Folha Online que não subirá no palanque de nenhum dos candidatos --Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM)-- que disputam a eleição municipal no segundo turno, apesar de reconhecer que seu partido deve apoiar o democrata.
[LEIA MAIS...]

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A CRISE CHEGOU



Comentário sobre a notícia:

Publicado no O GLOBO, 08 de outubro de 2008

Publicado no O POPULAR, Goiânia, 11 outubro 2008

“Lula? A crise chegou ! Percebemos que você já sabe. Meirelles e Mantega, abandonaram o discurso de que nosso sistema bancário é o mais sólido do mundo. Descobriram que o queijo está cheio de furos. É evidente que os dois já sabiam. A nossa grande poupança em dolar foi criada exatamente para cobrir a jogatina do subprime nacional, caso alguma coisa desse errado. A edição da MP autorizando o Banco Central a comprar diretamente a carteira de crédito dos bancos comerciais é uma prova disto. Estava tudo pronto. É a única maneira dos jogadores não irem a falência, e dos donos das arapucas não terem que fechar as portas. O problema dos americanos e europeus chegou ao Brasil, e com força total. Da mesma forma que os contribuintes na Europa e Estados Unidos, nós vamos pagar o prejuízo da jogatina arquitetada pelos vigaristas. Qualquer pessoa lúcida tinha certeza que seria impossível os nossos malandros não estarem presentes nesta fantástica Copa Mundial da Corrupção Financeira.”

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)



Mantega diz que mercado está em 'momento de irracionalidade'
EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

[CLIQUE E LEIA ...]

Olhem bem para esses dois! Você faria qualquer tipo de negócio com eles?

OS ESTRANHOS ERROS DO IBOPE


O GABEIRA ESTÁ ROLANDO DE RIR DO IBOPE

Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, em 07 outubro 2008

Publicado no JORNAL DO COMÉRCIO,RS, em 08 outubro 2008


Comentário sobre a notícia:

“No jogo eleitoral, uns perdem, outros ganham. Democracia funciona assim. Existem certas vitórias onde os derrotados ficam mais em evidência do que os vitoriosos. Na vitória do Kassab, em São Paulo, o que mais chamou a atenção foram os derrotados, Marta e Lula. Durante toda a campanha, a candidata e o seu cabo eleitoral pareciam estar com o reino da cocada preta na barriga. No Rio de Janeiro, quem chamou a atençao foi o Gabeira, que ultrapassou o Crivela na reta final. Mas o grande perdedor nestas duas eleições foi o IBOPE: em São Paulo errou a boca-de-urna e no Rio não captou a tendência de alta do Gabeira. Por ser um orgão de orientação pública deve explicações as pessoas que utilizam as suas informações.”

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

Banner do site do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - IBOPE

Carlos Augusto Montenegro, dono do IBOPE, errou na pesquisa, e ainda diz que o Gabeira "é omisso, covarde e dissimulado". [LEIA MAIS...]

Uma fraude no sistema de medição de audiência da TV na Argentina fez com que o IBOPE suspendesse seus serviços em Buenos Aires, capital da Argentina. [LEIA MAIS...]

O IBOPE E OS ERROS [CLIQUE AQUI ...]

Depois da tanga, sunga de Gabeira dá o que falar. 'Fiquei com inveja', provoca Paes [LEIA MAIS ...]

Gabeira e Maristela Kubitscheck em homenagem a JK - Foto Marcus Veras

sábado, 4 de outubro de 2008

AFINAL DE CONTAS, É O QUE: PACOTE, FARDO OU BOLSA ?



Comentário sobre a notícia:

Publicado na FOLHA DE SÃO PAULO em 04 outubro 2008

Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, 05 outubro 2008

“Os puxa-sacos do Planalto estão a procura de um "derivativo" para o têrmo "pacote", que não agrada o presidente Lula. Dizem que "embrulho" soa como deboche e "trouxa" é pior. Eu acho que a palavra certa seria "fardo". Trouxas nós somos há muito tempo, pois sustentamos a malandragem dos políticos e financistas que retiram sutilmente dos nossos bolsos o suado dinheiro que ganhamos no mundo real. Somos os burros da carga tributária que está sempre pronta a tapar os rombos deixados pelos vigaristas nacionais e internacionais. Esses malandros levam uma vida nababesca graças ao dinheiro ganho no sobe e desce das ações, do ouro, das moedas, das commodities, enfim, de tudo aquilo que entra no cardápio da jogatina financeira. Eles só querem saber de ganhar dinheiro, mais nada. "Fardo" é uma palavra que nos lembra uma coisa messiânica. Tenho certeza que o Lula vai adorar assinar um "fardo tributário". Ele pode criar o "bolsa-fardo" antes das eleições de 2010.”

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

JORNAL DO BRASIL, 03 DE OUTUBRO DE 2008
O pacote anônimo
Villas-Bôas Corrêa
repórterpolítico do JB

[LEIA AQUI ... ]

MONEY IS A MANY SPLENDORED THING



$ $ $ THE WALL STREET SONG $ $ $

“Money is a many splendored thing
It's the April rose that only grows in the early spring
Money is nature's way of giving a reason to be living
The golden crown that makes a man a king”


Comentário sobre a notícia:

Publicado no Diário Catarinense, 02 de outubro de 2008

“Vivemos aqui no Brasil reclamando contra a impunidade. Acho que lá nos Estados Unidos o pessoal está passando pelo mesmo problema. Muita gente por aqui está torcendo para que os vigaristas de Wall Street sejam remunerados com o dinheiro do contribuinte americano. Estes US$700 bilhões não vão evitar o colapso financeiro mundial, vão apenas retarda-lo. Essa dinheirada servirá apenas para manter o "statu quo" das finanças mundiais, e reembolsar os estelionatários dos fundos de investimentos, hedges e outras vigarices altamente sofisticadas, que tomaram de assalto o mercado do dinheiro no mundo inteiro. Seria melhor que todos se unissem e criassem um novo sistema financeiro mundial. Esta é a oportunidade de varrer da face da terra a maldita raça de especuladores e começar uma nova ordem capitalista. Não dar dinheiro aos pilantras de Wall Street será a maneira de reaproximar o capital do ser humano. Fazer com que a produção de bens reais comece a atrair a humanidade que está cada vez mais afundando os neurônios no mundo virtual da malandragem, querendo retirar dele fortunas da noite para o dia. No outro lada dessa ponta a miséria se propaga geometricamente. Se quisermos, poderemos transformar o caos dessa situação no ponto de partida de uma nova vida para toda a humanindade.

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

JORNAL DO BRASIL, 06 outubro 2008
Dinheiro na mão é vendaval
Maria Clara Bingemer, teóloga e professora da PUC

Como diz o mestre Paulinho da Viola, dinheiro na mão é vendaval. Ou seja, não há nada mais frívolo, volátil, enganador e traiçoeiro do que o dinheiro, o vil metal, que compra tudo, até a consciência, até a alma, mas nunca a paz e a tranqüilidade.
[LEIA MAIS...]

JORNAL DO BRASIL - 06 de Outubro de 2008

Ateus batem à porta das religiões
Leonardo Boff, teólogo

[..]Ciência e religião devem mudar. A ciência até hoje não respeitou a alteridade dos seres. Colocou-se acima, dominando-os. A religião não se livrou ainda de seu fundamentalismo na leitura dos textos sagrados [...]
[LEIA MAIS ...]

FIM DE FESTA ! THE PARTY IS OVER !


ESTÁTUA DA LIBERDADE, O SIMBOLO AMERICANO DO LIBERALISMO

Comentário sobre a notícia:

Publicado no JORNAL DO BRASIL em 01 outubro 2008

Publicado no O GLOBO, 30 setembro 2008

Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, 30 setembro 2008

Publicado na VEJA - Edição 2081- 8 de outubro de 2008

“E agora, Lula? Ainda bem que você alertou a todos que o Brasil não tem nada a ver com esse problema dos americanos. Bolsa descendo, dolar subindo, mas está tudo bem. Os deputados americanos descobriram que se aprovassem o pacote de US$ 700 bi para ser distribuido entre os bancos e financeiras, estariam auxiliando um bando de vigaristas, e socializando o prejuizo dos oportunistas em Wall Street e no resto do mundo. Estavam igual aqui no Brasil, custando a admitir que houve um golpe de mestre no famoso "mercado". Descobriram a tempo que o contribuinte americano é que iria pagar integralmente a conta. Ninguém pode passar o tempo todo gastando um dinheiro que nunca existiu. Os executivos milionários de Wall Street não colocaram um dolar sequer na jogatina. Apenas clonaram e alavancaram um dinheiro virtual que foi transformado numa montanha de papeis que não valem mais nada. Fim de festa. Setembro acabou, e outubro promete. Essa conta ainda vai sobrar para nós, Lula.”

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


"We found an empire of money and smiles ... We had our time ... The party is over"

POLÍTICO É A MESMA COISA EM QUALQUER LUGAR


A deputada Angela Guadagnin (PT-SP), feliz da vida, sambou no plenário da Câmara Federal. O motivo de tamanha felicidade? Ela estava comemorando a absolvição vergonhosa do seu colega de partido, deputado João Magno (PT-MG), que recebeu R$ 476 mil do empresário Marcos Valério.

Comentário sobre a notícia:

Publicado no O POPULAR, Goiânia, 26 setembro 2008

Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, 30 setembro 2008


“Político é a mesma coisa em qualquer lugar. Pode ser americano ou brasileiro, é tudo igual. Estou comparando por baixo. É uma raça onde não existe grandeza. Assim sendo, só pode ter sido um sussurro de satanás que colocou no colo do Congresso americano, às vésperas da eleição, a solução da falcatrua que os banqueiros do Tio Sam praticaram no mercado financeiro. Era óbvio que os políticos iriam transformar o picadeiro onde se procurava uma solução para a "big" roubalheira num palanque eleitoral. Os nossos políticos fazem a mesma coisa quando estão sob os holofotes das CPIs. Todos querem aparecer. Só desaparecem quando chega a hora de punir algum ladrão amigo ou colega culpado. Lá é a mesma coisa. A vantagem que levam sobre nós é que o judiciário lá não tem chefão. Culpado vai para a cadeia algemado, e sem habeas corpus vitalício. Seja lá quem for. O problema de republicanos e democratas é descobrir um meio de ganhar voto dos eleitores no meio dessa lama toda, e ao mesmo tempo fazer com que estes eleitores paguem a conta de toda a roubalheira. Depois de algum tempo a sociedade americana vai se ajustar e continuar consumindo alegremente o seu "american way of life".”

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

O ASSASSINATO de Tatiana Harder Accurso


PROTESTO CONTRA A IMPUNIDADE. CONVERSE SOBRE O ASSUNTO COM TODA A SUA FAMILIA

“Justiça para a menina Tatiana. Sua tia, Mariland Accurso da Silva Motta, teve um texto publicado aqui no LIG semana passada (leia em www.ligjornal.com.br) onde conta que “Em breve, em Niterói, irão a julgamento de júri popular dois jovens que mataram Tatiana Harder Accurso, 17 anos, vítima de um chocante acidente de carro. Eles estavam fazendo “pega” na Estrada Francisco da Cruz, Badu, às 16h30, em pleno congestionamento da volta das praias. Isso ocorreu num domingo, dia 24 de março de 2002. Um dos carros a derrubou e o outro arrastou o corpo alguns metros, ficando a carne do peito e do abdômen grudada no asfalto.(...) Os dois motoristas estavam embriagados e carregavam um isopor com garrafas de cerveja, que se espatifaram com o acidente, cobrindo o asfalto com cacos de vidro. Alguns transeuntes ajudaram na retirada do corpo, que ficou preso sob o automóvel. (...) . Apesar de as testemunhas e a polícia terem chegado a tempo, os dois rapazes foram liberados do local do crime. O juiz César Cury, da 3a Vara Criminal de Niterói, acompanha o caso e pronunciou os dois motoristas por homicídio doloso qualificado. Em maio, a população de Niterói verá cinco outdoors distribuídos na cidade divulgando o que aconteceu com Tatiana.(...).”

Os detalhes deveriam estar em www.justicaparatatiana.org. que merece e precisa do nosso apoio. Mas o mesmo está fora do ar.

Carta publicada no Jornal do Brasil, 30 de setembro de 2008:

Utopia desvairada Justiça lenta

“Há seis anos e meio minha sobrinha Tatiana Harder Accurso, filha única, de apenas 17 anos, foi atropelada e morta por dois rapazes que praticavam um "pega" na Região Oceânica. A mãe de Tatiana, Marilene, desenvolveu um grave quadro depressivo, enquanto o pai, Edgar, acabou por falecer, após doloroso padecimento, provocado pela morte de sua única filha. Passado tanto tempo, o processo que trata do homicídio ainda está longe de ser concluído: são recursos, prazos e diligências intermináveis, tudo a retardar, cada vez mais, o desfecho desse crime bárbaro. É, pois, na condição de cidadã que venho trazer a público a lentidão do Judiciário, especialmente nesse caso. Não quero vingança – mas tão-somente justiça. Por que tanta lerdeza na aplicação da lei em quem a descumpre? Por que os artifícios e as filigranas jurídicas acabam por beneficiar os criminosos, os quais, impunemente e à vista de todos, se valem das leis para ficar abrigados de sua aplicação?”


Mariland da Silva Motta, Niterói

Comentário sobre a noticia:

“As palavras da leitora Mariland da Silva Motta, Niterói, cortam o coração e levam qualquer um ao pico mais alto da indignação. Seis anos e meio esperando justiça pela morte da sobrinha,Tatiana Harder Accurso. Uma tragédia para toda a familia. Quem sabe as suas palavras dolorosas não cheguem ao conhecimento das duas pessoas que poderiam por um fim na sua angústia, qual sejam: Daniel Dantas e Gilmar Mendes. A solução viria em questão de horas.”

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


ESSES HOMENS SÃO OS QUE MAIS ENTENDEM DE “JUSTIÇA” NO BRASIL

DEFESA DO CONSUMIDOR ?


Presidente equatoriano, Rafael Correa, conseguiu aprovação no referendo e como “consumidor” fez acordo com a Odebrecht ...

Comentário sobre a notícia:

Ao invés do Rafael recorrer ao PROCON, ele resolveu protestar em praça pública. Vocês não sabem quem é o Rafael? Eu também não sabia quando ouvi o Lula dizer que ia falar com o Rafael. Na hora até pensei: quem será esse Rafael? Logo depois descobri que ele se referia ao companheiro Rafael Correa, presidente do Equador. Parece que são íntimos. Ao invés do Lula ficar pensando em entrar para o Conselho de Segurança da ONU, deveria incentivar a criação do Clube dos Fanfarrões Sul-Americanos, com o Chavez na presidência. Garanto que iria dar muito mais audiência na mídia internacional do que participar do museu de reuniões inúteis da ONU. Cristina, Lula, Evo, Rafael e Chavez formariam um Conselho de Segurança da América do Sul que seria uma zorra total. Ademais, seria muito bom para todos, porque esse pessoal precisa de um lugar público para extravasar as suas idéias absurdas. Seria uma terapia ocupacional. Se eles não tiverem alguma coisa desse tipo para fazer, irão acabar provocando uma guerra entre seus países. Quanto ao caso da Odebrecht e do BNDES, se começarem a bisbilhortar muito essa história, a coisa deve acabar igual a picaretagem das hipotecas imobiliárias em Wall Street. Quem quiser descobrir nitroglicerina pura, comece a pesquisar os contratos da construção de Itaipu. Os contratos da Petrobrás na bolivia. Mas é bom mesmo deixar quieto essa história toda porque mesmo descobrindo alguma coisa, nunca vai dar em nada. A grande verdade é que o governante para ganhar alguma eleição ou referendo "por acá" na América do Sul, tem que estender a seguinte faixa no palanque: "BRAZIL, GO HOME".

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


FOLHA DE SÃO PAULO, 25 setembro 2008

Eliane Cantanhêde

Defesa do Consumidor

Pense bem. Você contratou uma empresa de grande porte, pegou empréstimo na Caixa Econômica Federal e construiu sua casa. Um ano depois, o terreno cede, uma parte da fundação desaba, materiais se deterioram precocemente. O que você faz? Fica furioso (a) e reclama seus direitos. Se não corrigem os erros e não te indenizarem, você chuta o pau da barraca.
[LEIA MAIS ...]

InvestNews 01 de outubro de 2008

EQUADOR - Odebrecht aceita acordo proposto pelo governo do país

SÃO PAULO, 1 de outubro de 2008 - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou que a construtora Odebrecht aceitou o acordo proposto pelo governo do Equador para resolver o impasse relativo ao embargo dos bens da empresa no país vizinho. O anúncio foi feito ontem, após reunião entre representantes do governo brasileiro e equatoriano, em Manaus.
[LEIA MAIS...]