.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ESPECULADORES. MAIS UM GOLPE DE MESTRE


"Os países da União Europeia (UE) chegaram a um acordo sobre a adoção de um plano de socorro histórico que pode chegar a 750 bilhões de euros para ajudar os países da zona do euro caso seja necessário e para pôr fim a uma crise financeira que se estende perigosamente. [10 de maio de 2010]"

Comentário sobre a noticia em 12 de maio de 2010:

"Temo os gregos, mesmo quando trazem dádivas, dizia Virgílio. A euforia tomou conta da Europa, Estados Unidos, e de todo o planeta. Um plano de mais de um trilhão de dolares diz que vai garantir a dívida real de alguns bancos, evitando o calote imediato da Grécia e uma inevitável tragédia grega nos paises do bloco europeu. Enquanto isso, os especuladores estão rindo atoa. Emitiram dinheiro virtual, ganharam dinheiro real, fizeram as bolsas cair, compraram dolar, venderam dolar, e agora investiram em ações. As bolsas do mundo inteiro estufaram os seus indices. Apenas umas quinhentas pessoas no mundo gerenciam secretamente esta farra. O restante, chupa o dedo. Uma parte desses lucros é distribuido sob várias formas entre pessoas que ocupam altos cargos em conhecidas instituições financdeiras internacionais, e nos Bancos Centrais dos paises envolvidos neste fantástico golpe de mestre. Mas como surge tanto dinheiro para cobrir esta vigarice que os especuladores fazem praticamente um ano atrás do outro? Em primeiro lugar é preciso emitir dinheiro virtual para cobrir a divida real. Depois a dívida é transferida para os cofres públicos dos paises envolvidos, que a repassam para o contribuinte, seja ele um simples trabalhador ou um grande empresário da industria, do agronegócio ou de qualquer outra fonte de produção. Quem trabalha produz dinheiro real para cobrir o dinheiro virtual. Resumindo, o mundo inteiro trabalha para sustentar um bando de vagabundos que leva uma vida maravilhosa sem produzir absolutamente nada."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


"Declarações do Presidente LULA sobre o Empréstimo para a Grécia Reportagem do Jornal da Band dia 08 de maio de 2010"

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/05/2010
Pacote europeu leva mercados à euforia
CLÓVIS ROSSI ENVIADO ESPECIAL A MADRI
Após forte queda da semana passada, Bolsas se recuperam; especialistas, porém, afirmam que problema de endividamento persiste. Para economistas, plano de € 750 bilhões ajuda a reduzir risco de calote da Grécia e de contágio no bloco, mas não resolve crise no longo prazo.

[LEIA MAIS...]


Publicado no VALOR ECONOMICO em 12 maio de 2010

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O SAPO BARBUDO ou A ARTE DE ENGOLIR SAPO


Olhem bem a cara do Itabino, o sapo que vive no jardim aqui de casa. Notem a incrível semelhança com o Lula. Olhos esbugalhados. Estufados.

Comentário sobre a notícia em 10 de maio de 2010:

"Numa entrevista ao jornal espanhol El País, Lula diz que não acredita em lulismo, mas que o PT não perde a eleição. O Leonel Brizola costumava chamar o Lula de sapo barbudo. O primeiro a chamar o Lula de sapo foi o general Golbery do Couto e Silva, o filósofo maquiavélico da ditadura militar. Dizem que ele deixava o Lula em liberdade porque achava que o sapo barbudo seria um ótimo adversário do Brizola, o inimigo numero um dos militares. Estratégia de militar: para não criar o lulismo, ele criou o sapismo. E o general acertou em cheio, pois o Lula, desde as eleições presidenciais de 1989, sempre tirou muitos votos do Brizola. Numa coisa, Golbery e Brizola tinham o mesmo pensamento: o Lula parece um sapo barbudo. Ele é um sapo falante. E como fala. Ele dispara tudo o que vem na sua cabeça sem pensar muito no que vai dizer. Mas é um sapo muito vivo, que foi criado nos balcões da vida sindical. Ele sabe controlar o enrêdo da sua historia. Ele percebe que o povo fica maravilhado com o seu palavreado. Até hoje o povo gosta desse estilo sindicalista do Lula, mas um dia cansa. Ele sabe que essa conversa fiada dos seus improvisos não vai conseguir tapar eternamente os ouvidos e os olhos do povo. O tempo para as pessoas engolirem sapo tem um limite. Não é uma coisa eterna. É como na relação entre o homem e a mulher: o casal só consegue manter a vida em harmonia se forem mestres na arte de engolir e digerir os sapos nossos de cada dia que nos são dados por acréscimo. Sorria, mesmo que esteja engolindo um sapo. Mas tudo tem um tempo certo. Existe um limite para engolir sapos. Os organismos são diferentes. Todo mundo é diferente. Mas um belo dia todos parecem ficar iguais e começam a enjoar do sapo que estão acostumados a engolir. É mais ou menos como a teoria do centésimo macaco. Só que é o centésimo sapo. A mesmice cansa. O Brasil precisa de um novo bicho e uma nova história."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


JORNAL DO BRASIL - 10/05/2010
"NÃO VEJO COMO O PT PERDER A ELEIÇÃO"
LULA, AO "EL PAIS", DIZ QUE NÃO VÊ CHANCE DO PT PERDER

Em entrevista ao jornal espanhol El País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi categórico quanto ao que espera das eleições. "Ganhe quem ganhar, ninguém fará disparate. O povo quer seguir caminhando e não voltar para trás. Mas não vejo a possibilidade de perdemos", afirmou, rejeitando um "lulismo" quanto ao mérito numa eventual vitória de Dilma Rousseff (PT).

[LEIA MAIS...]


Publicado no O GLOBO em 11 de maio de 2010

sexta-feira, 7 de maio de 2010

TRAGÉDIA GREGA, UM GOLPE DE MESTRE


Protestos tomaram as ruas de Atenas. O governo insiste na aprovação de medidas antipopulares para tentar salvar a economia. Manifestantes e policiais entraram em confronto na frente do Parlamento, em Atenas.[Roberto96130 — 6 de maio de 2010]

Comentário sobre a notícia em 06 de maio de 2010:

''A Grécia dos jogos olimpicos, disputados em belas arenas a céu aberto, se revolta contra a Grécia dos jogos financeiros, criados por especuladores internacionais em fantásticas planilhas eletronicas. Há tres anos atrás o mundo quase faliu por causa do dinheiro virtual gerado com as hipotecas imobiliárias americanas. E agora surge um derivativo na Europa. Esta é uma prova evidente de que o mundo está nas mãos dos grandes especuladores. O enrêdo da especulaçaõ é semelhante ao de outras crises. A essência do golpe é a mesma: criar dinheiro virtual para pagar a perder de vista o investimento real. Como ainda não abriram casas de câmbio que troquem dinheiro virtual por real, ao chegar um certo ponto a chamada "bolha" explode. Neste momento, os especuladores caem fora, a bomba explode nos cofres dos paises afetados, e vai acabar no bolso do povo. Os contribuintes terão que pagar mais impostos, seus salários serão reduzidos, horas de trabalho serão cortadas, enfim, o povo irá bancar a fortuna roubada por toda a cadeia de especuladores e corruptos envolvidos em mais um golpe de mestre. A revolta do povo irá ser chamada de vandalismo popular, e o cidadão revoltado de baderneiro. Daqui uns anos, quando tudo estiver acomodado, os especuladores trocarão alguns dados nas suas planilhas financeiras, e encenarão uma nova tragédia grega em outro lugar qualquer do planeta''

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

O GLOBO - 05/05/2010
Temor sobre Espanha derruba bolsas
Ameaça agora vem da Espanha
Agencia O Globo/Bruno Villa Bôas* NOVA YORK, BRUXELAS e RIO
Os rumores de que a crise da Grécia teria contaminado a Espanha e de que já estaria sendo elaborado um pacote de socorro de C 280 bilhões derrubaram os mercados globais.

[LEIA MAIS...]

FOLHA DE SÃO PAULO - 05/05/2010
Temor diante da crise grega derruba Bolsas
Temor sobre a Grécia se alastra e Bolsas despencam
Autor(es): NATÁLIA PAIVA - DA REDAÇÃO

Índice grego cai 6,68% e arrasta principais mercados; Bovespa tem queda de 3,35%
Investidores temem que os 110 bilhões de ajuda do FMI e da UE à Grécia não bastem para evitar que a crise contamine países vizinhos.

[LEIA MAIS...]


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO em 06 maio 2010


Publicado no JORNAL DO BRASIL em 07 maio 2010


Publicado no O POVO - FORTALEZA, em 08 maio 2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010

FALAR EM TORTURA, NUNCA MAIS


Em declaração exclusiva à TV Repórter de Crime, o ministro Carlos Ayres Brito, do STF, explica seu voto favorável à revisão da Lei de Anistia. Infelizmente foi voto vencido. O STF permitiu que torturadores não fossem responsabilizados pelos crimes praticados durante a ditadura militar. [reporterdecrime — 3 de maio de 2010]

Comentário sobre a notícia em 03 de maio de 2010:

"Ninguém pode viver com dignidade ignorando a sua história. Nenhuma autoridade tem o direito de determinar quais os fatos históricos que devem ser esquecidos. Ninguém pode ser culpado ou inocentado sem ser investigado e julgado. Sempre foram irritantes as declarações de autoridades que nos pediam para esquecer o passado. Diariamente recebiamos uma lavagem cerebral destinada a nos convencer de que entre 1964 e 1985 nada aconteceu de muito ruim. Mas agora todo esta dúvida chegou ao fim. Foi aprovada uma lei que nos obriga a esquecer o passado sob pena de sermos presos no presente. Segundo o STF, todo o periodo da ditadura militar que vigorou de 1964 a 1985 deverá ser esquecido e apagado da memória de todos os brasileiros. Isto quer dizer no popular que devemos fazer de conta que nada aconteceu. Tudo o que se passou naquele período nada mais foi que um pesadelo num céu escuro vigiado por cinco estrelas raivosas escondidas numa longa noite de torturas. Conforme todos dizem, decisões do STF não se discute, cumpre-se. Esqueçamos. Tudo foi um maldito sonho. Falar em tortura, nunca mais."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

03 DE MAIO, DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA Ainda há muito a fazer

A liberdade de imprensa é essencial para a consolidação das democracias. Os meios de comunicação têm o papel fundamental de disseminar informações, permitindo ao cidadão acompanhar diversos temas e tomar decisões bem fundamentadas nas mais variadas áreas de sua vida[...]

LEIA MAIS...]

Do G1, em Brasília
Robson Bonin

STF rejeita ação da OAB e decide que Lei da Anistia vale para todos
Placar do julgamento foi de 7 votos a 2 pelo arquivamento da matéria.
Entidade contestava anistia concedida a torturadores durante regime militar.

[LEIA MAIS...]


Publicado na FOLHA DE SÃO PAULO em 06 maio 2010

domingo, 2 de maio de 2010

BRUTALIDADE SEM LIMITE


A mulher foi denunciada pelos pais do bebê, que tem apenas sete meses. Desconfiados da mudança de comportamento do filho, o casal instalou uma câmera na sala de casa que registrou momentos em que a mulher joga o menino com força no sofá da casa e bate nos pés e nas mãos dele para parar de chorar. O vídeo também gravou a babá tocando as partes íntimas do menino. Para a delegada Mariana Freitas, a suspeita afirmou ser inocente e disse que sabia que estava sendo gravada. Ela argumentou que só tocou o órgão sexual do bebê por orientação médica, uma vez que ele tem fimose. A informação de que o bebê tem o problema foi confirmada pela família. Após prestar depoimento, a babá foi liberada. Segundo a delegada, não havia elementos suficientes para prender a mulher. [fatoeverdade — 26 de abril de 2010 —]

Comentário sobre a notícia em 30 de abril de 2010:

"No município de Igarassu, em Pernambuco, uma babá é filmada espancando, torturando e abusando sexualmente de uma criança de apenas sete meses. Em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, a procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia de Sant’Anna Gomes, é acusada de maus-tratos a uma menina de 2 anos. Uma gravação feita dentro do apartamento da agressora revela um dos momentos da barbárie. Ficou provado que a voz é da procuradora e o choro é da criança. Várias testemunhas foram ouvidas e denunciaram Vera Lucia. O que tem em comum esses dois fatos é a brutalidade e o sadismo das duas mulheres. A diferença é que uma mora num bairro nobre no Rio de janeiro e a outra mora em Igarassu, Pernambuco. Uma deve ter muito estudo e a outra não. São pessoas com a mesma índole perversa e doentia separadas por um abismo social muito grande. Entretanto, neste cenário de surrealismo judicial em que vivemos, uma coisa une as duas feras: a impunidade. Todas duas estão livres."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


Procuradora que agrediu menina que estava em processo de adoção é indiciada por crimes de tortura qualificada e racismo! Se foram estes crimes ela não deveria estar presa? [paisideais — 30 de abril de 2010]


A menina com os olhos roxos do espancamento e a fera de Ipanema


Publicado no JORNAL DO COMÉRCIO, PE, 06 MAIO 2010

LULA, UM CARA INFLUENTE


© 2010 CNN CHILE - VTR Globalcom S.A. (29/04/2010) http://www.cnnchile.com Para sorpresa de muchos, Luiz Inácio Lula Da Silva, el presidente de Brasil, fue elegido por la revista Time como uno de los líderes más influyente del mundo. En el último año el mundo sólo ha tenido aplausos para el mandatario, primero fue por conseguir la sede del mundial de fútbol para 2014, después los Juegos Olímpicos de 2016. La revista publicó un perfil del mandatario, el que fue escrito por el cineasta y documentalista Michael Moore, quien destacó su origen humilde y su capacidad para superar la crisis económica mundial.También lo acompañan en el ranking el ex mandatario estadounidense Bill Clinton, de quien se destaca su trabajo por la reconstrucción de Haití. La neoyorquina Lady gaga, el futbolista marfileño Didierm Drogba, y el fundador de Apple, Steve Jobs son otros de los nombres que destaca la publicación.

Comentário sobre a notícia em 30 de abril de 2010:

"O ano de 2010 nem chegou na sua metade, e a revista Time já fez uma lista das 100 pessoas que tem mais influência na Terra. E o Lula está lá na cabeça, na companhia do Clinton, da modelo Liya Kebede, do Obama, e outras figuras populares. No fim do ano passado, o vespertino francês Le Monde elegeu o Lula como o “Homem do Ano”. Muitos pensaram que nessa lista do Time o Lula estaria em primeiro lugar, mas a direção da revista explicou que a foto do Lula estava na frente apenas por questões técnicas, e que não existe ranking. Dizem que foi o general Golbery do Couto e Silva, o criador do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES), em 1962, orgão criado para acabar com o comunismo no Brasil e dar o golpe de 1964, quem teve a idéia de proporcionar liberdade política ao Lula, nos anos 80, para que ele e o PT enfrentassem o grande inimigo dos militares que era o Leonel Brizola. A idéia era abrir um racha na esquerda brasileira. Golbery, que morreu em 1987, deve estar muito orgulhoso de ter sido o "incentivador" de um dos homems mais influentes do mundo em 2009 e 2010. Enquanto isso, o Brizola deve estar morrendo rir."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

Reuters/Brasil Online
Lula critica "elite brasileira" e comemora lista da "Time"
Publicada em 01/05/2010 às 14h07m
Reuters/Brasil Online

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste sábado "parte da elite brasileira" por não acreditar que conseguiria governar o país e comemorou ter sido escolhido um dos líderes mais influentes do mundo por uma revista norte-americana.
[LEIA MAIS...]

REVISTA VEJA
O vespertino francês Le Monde elegeu Lula, Homem do Ano de 2009
ANTONIO RIBEIRO
DE PARIS

[LEIA MAIS...]


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO em 30 abril 2010

MICHEL TEMER PERDOA CIRO GOMES


UOL Notícias 07.Mar.2009 - Fernando Rodrigues analisa o vale tudo da política. O colunista do UOL fala sobre as dificuldades do Governo Lula com sua base aliada no Congresso, evidenciada com a eleição de Fernando Collor para a Comissão de Serviços e Infra-estrutura do Senado, a falta de transparência nos gastos dos parlamentares, a paralisia do Legislativo, a estratégia do governo Lula para tentar enfrentar a crise econômica, o cenário para a disputa presidencial em 2010 e mais, a censura imposta pelo governo Lula às atas com informações históricas do extinto Conselho de Segurança Nacional. E hoje, estamos no mes de maio de 2010, VALE TUDO.

MÚSICA: VALE TUDO, DE TIM MAIA

Vale, vale tudo!
Vale, vale tudo!
Vale o que vier, vale o que quiser!
Só não vale dançar homem com homem;
Nem, mulher com mulher, o resto vale!


Comentário sobre a notícia em 28 de abril de 2010:

"Ciro Gomes declarou em alto e bom som que "o PMDB é um ajuntamento de assaltantes". Mais adiante, disse que o chefe deste ajuntamento é o presidente da Câmara e do PMDB, Michel Temer (SP). O sujeito que mora fora do Brasil e lê uma noticia desta, pensa logo na grande confusão política e social que a denúncia causou. Imagina protestos nas ruas, apedrejamentos, passeatas, greves, luta entre os membros do PMDB e os partidários de outras facções políticas. Mas o Brasil é um país diferente de todos os outros. Nada disto está acontecendo. O único que abriu a boca para falar alguma coisa foi o suposto chefe da quadrilha, Michel Temer, que declarou: "temos de compreender o estado emocional dele. Temos de ser condescendentes." Quando a gente pensa que já ouviu as coisas mais absurdas sairem da boca dos nossos políticos, o presidente da Câmara dos Deputados, que foi denunciado como sendo chefe de uma quadrilha de assaltantes, diz que tem de ser condesdendente com o acusador. E não falou mais nada. A grande realidade é que a maioria do povo compreende toda a verdade desta história. Todo mundo já sabe há muito tempo que o PMDB é algo parecido com um ajuntamento de assaltantes. Diante deste fato insofismável, e da incapacidade da justiça em colocar assaltantes de colarinho branco na cadeia, o melhor mesmo é todo mundo ficar em silêncio, pois não resta mais nada a fazer."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


O pavio curto de Ciro Gomes desrespeita os eleitores. Mais uma lamentável cena da política brasileira. [osvflovi - 11 de setembro de 2006 — ]