.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

ESPECULADORES. MAIS UM GOLPE DE MESTRE


"Os países da União Europeia (UE) chegaram a um acordo sobre a adoção de um plano de socorro histórico que pode chegar a 750 bilhões de euros para ajudar os países da zona do euro caso seja necessário e para pôr fim a uma crise financeira que se estende perigosamente. [10 de maio de 2010]"

Comentário sobre a noticia em 12 de maio de 2010:

"Temo os gregos, mesmo quando trazem dádivas, dizia Virgílio. A euforia tomou conta da Europa, Estados Unidos, e de todo o planeta. Um plano de mais de um trilhão de dolares diz que vai garantir a dívida real de alguns bancos, evitando o calote imediato da Grécia e uma inevitável tragédia grega nos paises do bloco europeu. Enquanto isso, os especuladores estão rindo atoa. Emitiram dinheiro virtual, ganharam dinheiro real, fizeram as bolsas cair, compraram dolar, venderam dolar, e agora investiram em ações. As bolsas do mundo inteiro estufaram os seus indices. Apenas umas quinhentas pessoas no mundo gerenciam secretamente esta farra. O restante, chupa o dedo. Uma parte desses lucros é distribuido sob várias formas entre pessoas que ocupam altos cargos em conhecidas instituições financdeiras internacionais, e nos Bancos Centrais dos paises envolvidos neste fantástico golpe de mestre. Mas como surge tanto dinheiro para cobrir esta vigarice que os especuladores fazem praticamente um ano atrás do outro? Em primeiro lugar é preciso emitir dinheiro virtual para cobrir a divida real. Depois a dívida é transferida para os cofres públicos dos paises envolvidos, que a repassam para o contribuinte, seja ele um simples trabalhador ou um grande empresário da industria, do agronegócio ou de qualquer outra fonte de produção. Quem trabalha produz dinheiro real para cobrir o dinheiro virtual. Resumindo, o mundo inteiro trabalha para sustentar um bando de vagabundos que leva uma vida maravilhosa sem produzir absolutamente nada."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


"Declarações do Presidente LULA sobre o Empréstimo para a Grécia Reportagem do Jornal da Band dia 08 de maio de 2010"

FOLHA DE SÃO PAULO - 11/05/2010
Pacote europeu leva mercados à euforia
CLÓVIS ROSSI ENVIADO ESPECIAL A MADRI
Após forte queda da semana passada, Bolsas se recuperam; especialistas, porém, afirmam que problema de endividamento persiste. Para economistas, plano de € 750 bilhões ajuda a reduzir risco de calote da Grécia e de contágio no bloco, mas não resolve crise no longo prazo.

[LEIA MAIS...]


Publicado no VALOR ECONOMICO em 12 maio de 2010

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home