.

terça-feira, 12 de abril de 2011

SEGURANÇA DENTRO E FORA DAS ESCOLAS


"Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar." (Rubem Alves) - "Não é o sofrimento das crianças que se torna revoltante em si mesmo, mas sim que nada justifica tal sofrimento." (Albert Camus)- [Foto copiada do site IG]

Comentário sobre a notícia em 12 de abril de 2011:

"Acho que chegou a hora da gente dar uma parada e começar a refletir sobre toda essa violência que está acontecendo ao nosso redor. É a hora dos nossos cientistas sociais, psicólogos, psiquiatras, formadores de opinião, autoridades policiais, legisladores e o cidadão comum que estiver interessado na sua segurança e na do seu vizinho, se reunirem e buscarem algum caminho para evitar qualquer tipo de violência. Dispensa-se a presença de políticos profissionais que queiram fazer demagogia sobre o assunto. O fuzilamento absurdo de doze crianças numa escola em Realengo, no Rio de Janeiro, deve ser marcado como o limite máximo que a sociedade pode suportar. Enquanto não se chegar a uma conclusão sobre o porque de tanta violência, a sociedade deve exigir das autoridades segurança máxima dentro e fora das escolas. A grande realidade é que toda a sociedade está "encarcerada" dentro de suas casas, amendrotada com o crescer de todos os tipos de violência, e não adianta nenhuma autoridade dizer que escola não é presídio, porque todos sabemos disto. Entretanto, diante dos fatos que acontecem diáriamente dentro e fora das escolas, a única coisa que a sociedade pede neste momento é uma segurança que permita a todos ter o maior tempo de vida possível. Doze crianças, em plena alegria de viver, foram assassinadas por um desajustado que entrou livremente numa escola com dois revolveres e farta munição, matou e feriu muitos alunos, e apenas foi parado porque um dos alunos, mesmo ferido, saiu correndo na rua e chamou dois policiais que encontrou no caminho. A matança não foi maior porque a segurança que poderia ter impedido o massacre só apareceu por obra e graça do acaso."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

Correio Braziliense - 08/04/2011
COLUMBINE À BRASILEIRA
UM ATO DE COVARDIA E UM PAÍS PERPLEXO
Paula Sarapu, Diogo Martins e Rafael Alves
Eram 8h quando Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, chegou a uma escola municipal em Realengo, subúrbio do Rio, dizendo que ia fazer uma palestra e deu início a uma tragédia sem precedentes no Brasil. Armado com dois revólveres, o ex-aluno começou a disparar. Matou 12 estudantes - 10 meninas e dois garotos, todos com idade entre 12 e 15 anos - e deixou pelo menos 12 feridos. Só parou depois que foi atingido no abdome por um policial e, em seguida, atirou na própria cabeça. O caso lembra o massacre de Columbine, ocorrido em abril de 1999 no interior do Colorado, nos Estados Unidos, no qual dois jovens invadiram escola secundária, mataram 13 pessoas e depois cometeram suicídio.

[LEIA MAIS...]

O Globo - 09/04/2011
ADEUS, CRIANÇAS
"NOSSA HISTÓRIA NÃO TERMINA AGORA"
Em meio a comoção, 11 vítimas do massacre recebem homenagem em enterros
Essa tempestade um dia vai acabar. Só quero te lembrar de quando a gente andava nas estrelas, nas horas lindas que passamos juntos. A gente só queria amar e amar e hoje eu tenho certeza: a nossa história não termina agora. (...) Quando a chuva passar, quando o tempo abrir, abra a janela e veja eu sou o sol". Os versos da música "Quando a chuva passar", interpretada por Ivete Sangalo, na voz das amigas de Luiza Paula da Silveira, de 14 anos, emocionaram a todos no enterro de cinco das 12 vítimas do massacre na Escola Tasso da Silveira, ontem no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. Os enterros, acompanhados por cerca de duas mil pessoas, foram marcados por muita comoção. A todo momento adolescentes se abraçavam chorando. Muitos eram carregados, passando mal. A emoção tomou conta até de policiais que acompanhavam os cortejos.

[LEIA MAIS...]


Publicado no DIÁRIO DA MANHÃ,Goiânia, "NO LIMITE", em 12 de abril de 2011


Publicado no JORNAL DO BRASIL, "DESARMAMENTO", em 12 de abril de 2011


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, "SEGURANÇA DENTRO E FORA DAS ESCOLAS", em 13 de abril de 2011

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home