.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A GRANDE JOGADA DA COPA DE 2014



Comentário sobre a notícia em 04 de abril de 2011:

"Alguns dias atrás, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, resolveu botar a boca no trombone e falou numa entrevista na Suiça, que todas as obras para a Copa de 2014 estavam atrasadas. Em julho de 2010, a FIFA já afirmava que faltava tudo para o Brasil ter condições de sediar uma Copa do Mundo. Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), nessa mesma época, confirmou que tudo estava muito atrasado, e temia a repetição do que aconteceu no PAN de 2007, quando o orçamento de R$ 520 milhões passou para R$ 4 bilhões, e o governo federal foi obrigado a assumir essa diferença a título de socorro emergencial. Já em julho de 2010, o presidente Lula, mesmo afirmando que as obras não estavam atrasadas, assinou uma medida provisória com um pacote de benefícios para as 12 cidades-sede e para reduzir a burocracia. Foi criada uma fila "preferencial" para os projetos do Mundial e das Olimpíadas, no caso do Rio, para acesso às linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este é o golpe de sempre: os oportunistas provocam o atraso das obras e esperam a situação ficar num beco sem saída. Depois, quando não tem mais jeito, o dinheiro começa a ser liberado sem nenhum contrôle. É a hora do superfaturamento e de todas as roubalheiras conhecidas, onde o dinheiro dos cofres públicos começa a jorrar para o bolso dos malandros envolvidos neste roubo. O povo, na ânsia de ver tudo pronto, não se importa com o rio de corrupção que corre a sua frente. O que mais interessa é a realização do evento. A conclusão das obras da Copa do Mundo de 2014 se transformou num caso de orgulho nacional para muitos, e um golpe de mestre para os eternos oportunistas de plantão."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

O Globo - 16/07/2010

ATENÇÃO : VEJAM A DATA DO GLOBO - 16 DE JULHO DE 2010

COM 3 ANOS DE ATRASO, OBRAS DA COPA TERÃO AGORA RITO SUMÁRIO
PARA CORRER CONTRA OS ATRASOS
Agencia o Globo/Luiza Damé

Num reconhecimento de que as obras para a Copa de 2014 estão muito atrasadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo afirmando o contrário, vai assinar, na segunda-feira, uma medida provisória com um pacote de benefícios para as 12 cidades-sede e para reduzir a burocracia. Será criada uma fila específica para os projetos do Mundial e das Olimpíadas, no caso do Rio, para acesso às linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com isso, os projetos de infraestrutura urbana, como estádios, vão furar a chamada "fila burra". Hoje, um projeto só pode ser analisado após todos os da frente passarem pelo crivo das equipes técnicas do banco. O governo transformará o ato de assinatura num evento político, com a presença de prefeitos e governadores. No Rio, com um ano de atraso, foram entregues seis propostas de empresas para as obras de adequação do Maracanã à Copa. A expectativa do governo estadual é anunciar o vencedor em 15 dias, se não houver nenhum recurso.

[LEIA MAIS...]

O Estado de S. Paulo - 04/04/2011
O atraso das obras para a Copa de 2014
Divergências com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, sobre a sucessão na Fifa, a entidade mundial do futebol, podem ter levado o presidente desta última, Joseph Blatter, a mudar sua opinião a respeito da atuação dos dirigentes do esporte no País e das autoridades envolvidas na organização da competição. Desde a escolha do Brasil para sediar a próxima Copa, Blatter elogiava a atuação do COL brasileiro e não apontava problemas na organização da competição. Em encontro com jornalistas estrangeiros segunda-feira passada, na Suíça, porém, fez críticas duras - e procedentes.

[LEIA MAIS...]


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, "A GRANDE JOGADA DA COPA DE 2014", em 06 de abril de 2011


Publicado no HOJE EM DIA, "COPA 2014", em 07 de abril de 2011


Publicado no O TEMPO, "COPA DO MUNDO", em 07 de abril de 2011

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home