.

sexta-feira, 25 de março de 2011

OS FICHAS SUJAS SÃO INTOCÁVEIS


Jader Barbalho, um Ficha Suja beneficiado pela decisão do STF, comenta o assunto

Comentário sobre a notícia em 25 de março de 2011:

"Antes mesmo de ser aprovada, a lei dos fichas limpas já estava sendo trapaceada no senado, com a mudança do tempo verbal na expressão "os que tenham sido condenados", que foi substituída para "os que forem condenados". Na época, o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), declarou que só tinha havido uma pequena mudança na redação final da lei. Esta emenda na redação do Ficha Limpa foi apresentada pelo senador Francisco Dornelles, do Partido Progressista, que pertence ao deputado Paulo Maluf, que é procurado pela Interpol no mundo todo. Atualmente, Maluf se esconde no plenário da Câmara dos Deputados, graças a uma liminar. Assin sendo, icones da roubalheira nacional como Maluf e muitos outros, podem continuar a se candidatar livremente. Nesta triste história dos fichas limpas e sujas, constatamos o seguinte: o corporativismo impera no Brasil, grande parte dos eleitores continua votando nos fichas sujas, e a única realidade jurídica que existe por aqui é a impunidade dos ladrões de colarinho branco. E ainda existem personalidades supremas do judiciário dizendo que a lei do ficha limpa não é democrática. Na "democracia" brasileira os fichas sujas continuam intocáveis."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

Do G1, em Brasília
23/03/2011 - 18h15
Luiz Fux vota contra validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010
Voto do ministro do STF pode definir posição do STF sobre o tema.
Supremo julga recurso de candidato a deputado estadual barrado.
Débora Santos
O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, votou nesta quarta-feira (23) contra a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano passado. A norma, que barra a candidatura de políticos condenados por decisões de colegiados, entrou em vigor em junho de 2010.
Em seu voto, que durou pouco menos de uma hora, o ministro elogiou a iniciativa popular da lei e os objetivos da ficha limpa, mas afirmou que as regras constitucionais precisam ser respeitadas. Para Fux, apesar da intenção de moralizar a política, a ficha limpa interferiu no processo eleitoral e gerou insegurança jurídica.

[LEAI MAIS ...]


Publicado na FOLHA DE SÃO PAULO, "FICHA LIMPA", em 27 de março de 2011


Publicado no O GLOBO, "FICHA LIMPA", em 25 de março de 2011


Publicado no JORNAL DO BRASIL, "FICHA LIMPA", em 25 de março de 2011


Publicado na GAZETA DO SUL, "OS FICHAS SUJAS INTOCÁVEIS",RS, em 25 de março de 2011


Publicado no jornal HOJE EM DIA, MG, "FICHA SUJA", em 25 de março de 2011


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, "OS INTOCÁVEIS", em 28 de março de 2011


Publicado no DIÁRIO DE SÃOM PAULO, "POUCO INTERESSE NO FICHA LIMPA", em 28 de março de 2011"

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home