.

sábado, 30 de abril de 2011

CONSELHO DE QUÊ ?


O conselho é responsável por julgar a conduta dos senadores. Mas, mais da metade dos titulares respondem a processos e inquéritos do Supremo. [De: elefoda - Criado em: 28/04/2011]

Comentário sobre a notícia em 28 de abril de 2011:

"O Conselho de Ética do senado estava desativado há dois anos porque a bancada oposicionista renunciou coletivamente em protesto contra o arquivamento de todos os processos relativos ao "escândalo dos atos secretos", cujo acusado principal era o atual presidente do senado, José Sarney, que só em 2010 acumulou 11 processos. Na Resolução de 1993 que criou o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal, está escrito o seguinte: "Considera-se incompatível com a ética e o decoro parlamentar: o abuso das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Congresso Nacional; a percepção de vantagens indevidas; a prática de irregularidades graves no desempenho do mandato ou de encargos decorrentes." Agora resolveram ativar novamente este negócio que é Integrado por 15 titulares e 15 suplentes, Foi indicado para a presidência desta farsa legislativa o grande amigo de José Sarney, senador João Alberto, que já ocupou o cargo por duas vêzes e nas duas ocasiões ele arquivou todos os processos que apareceram por lá. E ainda teve a cara de pau de declarar que "Estar no Conselho é cortar na nossa própria carne". Para vice-presidência foi nomeado o senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, que está a altura do presidente, pois foi forçado a renunciar à presidência da Comissão Mista de Orçamento depois da acusação de que ele manipulava verbas parlamentares em benefício de "laranjas". E ainda é investigado num prrocesso que corre no STF por ter alugado computadores com valores superfaturados quando era deputado distrital em Brasilíla. O senador Renan Calheiros, líder do PMDB (cinco processos, em função dos quais foi obrigado a renunciar à presidência do Senado em 2007), se proclamou membro permanente do Conselho. A maior parte dos que foram nomeados para esta "ação entre amigos" está sob investigação judicial. A senadora Marta Suplicy (PT), que certa vez aconselhou o povo a "relaxar e gozar" nas filas dos aeroportos, também fez outra declaração que nunca foi novidade para ninguém: "Política é uma coisa muito suja." Todo mundo já sabe disso há muito tempo, Dona Marta. Todos sabemos que vocês não prestam. O único que falou alguma coisa contra esta fraternidade da corrupção foi o senador Jarbas Vasconcelos, quando declarou: "este conselho de ética é um deboche para com a opinião pública"."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney

[...]“Em 2008, o senador José Sarney voltou a ser manchete, principalmente das páginas policiais, quando revelada a organização criminosa da qual seu filho fazia parte. Para não deixar o filho ir para a cadeia, ele teve de disputar no ano seguinte a presidência do Senado. Foi preciso colocar a cara para bater. O poderoso coronel voltou para dar forças aos filhos, para salvá-los”.
[...]É a primeira vez o mercado editorial receberá um livro com toda a história secreta do surgimento, enriquecimento e tomada do poder regional da família Sarney no Maranhão e o controle quase total, do Senado, pelo patriarca que virou presidente da República por acidente, transformou um Estado no quintal de sua casa e ainda beneficiou amigos e parentes.
[LEIA MAIS E COMPRE OLIVRO...]

O Estado de S. Paulo - 28/04/2011
Ética e decoro entre amigos

"Considera-se incompatível com a ética e o decoro parlamentar: o abuso das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Congresso Nacional; a percepção de vantagens indevidas; a prática de irregularidades graves no desempenho do mandato ou de encargos decorrentes." É o que está escrito na Resolução de 1993 que criou o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal. Não obstante, a reiteração de todas essas práticas abusivas enriquece o currículo de muitos políticos, inclusive daqueles que comandam hoje a Câmara Alta, verdadeiros campeões de denúncias apresentadas ao Conselho. Por exemplo, José Sarney, presidente da Casa pela terceira vez (11 processos só em 2010), e Renan Calheiros, líder do PMDB (cinco processos, em função dos quais foi forçado a renunciar à presidência do Senado em 2007)[...]
[LEIA MAIS...]


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, "CONSELHO DE QUÊ", 30 de abril de 2011




Publicado no jornal IMPRENSA LIVRE, Litoral norte de SP, em 29 de abril de 2011

FOLHA DE SÃO PAULO - 27/04/2011 - 17h17
Aliado de Sarney é eleito presidente do Conselho de Ética do Senado
GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

[...]Houve uma troca de última hora para eleger Campos vice-presidente, já que o senador Gim Argello (PTB-DF) era cotado para permanecer na função --que ocupava na antiga formação do conselho. Argello é investigado no STF (Supremo Tribunal Federal) por ter alugado computadores por um valor superfaturado.
[LEIA MAIS ...]


Pulicado no VALOR ECONOMICO, "ÉTICA", em 2 de maio de 2011


Publicado no JORNAL DO BRASIL, "ÉTICA NO SENADO ?", em 2 de maio de 2011


Publicado no DIÁRIO DE SÃO PAULO, "CONSELHO DE ÉTICA DESMORALIZA O SENADO", 04 de maio de 2011

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home