.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ESTÃO ESQUECENDO DO INTERNETÊS


Veja a nova ortografia virtual da Internet: O INTERNETÊS ! É rápida e a probabilidade de se escrever errado é quase zero. :)

Comentário sobre a notícia em 18 de maio de 2011:

"Enquanto alguns estão preocupados em escrever de uma forma chamada de correta a lingua portuguesa, outros, como a professora Heloísa Ramos, que escreveu o livro "Por uma vida melhor", estão preocupados em dizer que o cidadão quando diz "nós pega o peixe", também está certo. E isto foi endossado pelo MEC, que publicou o livro e já distribuiu 500 mil exemplares para as escolas. Mas podem estar certo de que todas essas "modalidades" de escrever o portugues já estão sendo subitituidas pelo "internetês", que é usado por jovens de todas as classes sociais no mundo da Internet. Esta é a verdadeira revolução gráfica. No Twitter, você é obrigado a contar uma história longa em 140 dígitos. Nas redes sociais voce tem que escrever coisas criativas no mais curto espaço de dígitos. Quando você deseja escrever algo muito certo no seu computador basta manter o corretor ortográfico do editor de texto atualizado. Quem ler o texto vai pensar que você fez um curso intensivo de português na Casa de Machado de Assis. O aluno moderno só vai precisar de cursar o primário, onde aprenderá a técnica de rabiscar o som que ouviu. Com esse tipo de adestramento ele estará capacitado a usar a maravilhosa Internet. Por causa da velocidade de comunicação no mundo virtual, os internautas estão aperfeiçoando cada vez mais o "internetês, que é única forma de acompanhar a velocidade da informação que chega na sua cabeça. A cada dia que passa a lingua portuguesa vai dimunindo a grafia no "internetês". Daqui algum tempo o portugues do "nós vai" e do "nós vamos", estará arcaico e os internautas vao ter dificuldade em ler e entender os livros escritos em qualquer uma das modalidades. Acho que os nossos iluminados linguistas e editores de livros deveriam começar a prestar atenção para esta realidade nua e crua. Conforme a coisa está caminhando, acho que é mais importante ensinar o pessoal a saber ouvir, entender e pensar, do que se preocupar somente com a forma correta da sua escrita e fala. Seja aqui, ou em qualquer lugar do mundo onde exista um ser humano falando qualquer lingua."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


Publicado no HOJE EM DIA, MG, "INTERNETÊS", em 21 de maio de 2011

Correio Braziliense - 17/05/2011
Linguagem popular em mais livros
A discórdia em 2 milhões de "livro"
Larissa Leite
Obras têm como destino as turmas de Educação de Jovens e Adultos. Segundo o MEC, em casos de variação da língua portuguesa, a pasta não pode definir o que é certo ou errado. Especialistas discordam

[LEIA MAIS...]

O Globo - 17/05/2011
LIVRO COM ERROS PODE LEVAR A AÇÕES CONTRA MEC
‘UM CRIME CONTRA NOSSOS JOVENS’
Agência o globo: Adauri Antunes Barbosa e Demétrio Weber
Procuradora da República prevê ações contra uso de livro com erros pelo MEC; autora se defende

[LEIA MAIS...]


Publicado pela REVISTA BRASILIA EM DIA, "INTERNETÊS", em 28 de maio de 2011

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home