.

sábado, 29 de março de 2008

SERGIO MAQUIAVEL CABRAL


Foto de SERGIO MAQUIAVEL CABRAL

Publicado no JORNAL DO BRASIL em 28 de março de 2008

Publicado no O GLOBO em 31 de março de 2008

Cometário sobre a notícia:

O historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento, Niccolò di Bernardo dei Machiavelli, mais conhecido como Maquiável, reencarnou na semana Santa, no corpo e alma do político carioca, Sergio Cabral. Maquiavel teve o seu pensamento históricamente muito mal interpretado, e através dos séculos continua sendo, erroneamente, sinônimo de esperteza e astúcia.

Ele jamais poderia imaginar que no Brasil fosse surgir o herdeiro mais fantástico do seu estigma. A manha ardilosa e sutil do governador do Rio de Janeiro, aliando-se ao Lula, e nocauteando o ex-futuro-candidato a prefeito do seu partido PMDB, Eduardo Paes, em favor do petista Alessandro Molon, confere ao mesmo o título de Principe do maquiavelismo brasileiro.

Sergio Maquiavel Cabral é o novo espertalhão da política nacional. Até o prefeito invisível, Cesar Maia, saiu da sua toca virtual, e ressurgiu com uma cara de extra-terrestre depois de uma longa viagem interplanetária.

Todos esses fatos que aconteceram, e os que vão acontecer, irão transformar a história da malandragem política no Brasil.


WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

*

O Globo EDIÇÃO DO DIA 27 de março de 2008.


O que mudou

GANHAM

LULA

O presidente passa a ter três palanques no Rio (de Molon, Crivella e Jandira) e consolida a aliança com Sérgio Cabral e o PMDB.

SÉRGIO CABRAL

O governador fortalece o acordo com Lula ao unir o governo federal
e o estadual em torno de uma candidatura a prefeito na capital que surpreendeu o
quadro eleitoral. Também evita a aliança de parte de seu partido no Rio, à frente Jorge Picciani, com o DEM de Cesar Maia. Passa a ter mais controle sobre o PMDB no estado, isolando o ex-governador Garotinho.

JORGE PICCIANI

Fica mais próximo de Cabral e da máquina do governo do estado. Ganha mais espaço no PMDB do Rio. Terá em Molon um aliado para tentar livrar-se da pecha de político de práticas questionáveis.

MOLON

Deputado de segundo mandato, e apenas 36 anos de idade, o petista disputará sua primeira eleição para o Executivo com o apoio de dois fortíssimos cabos eleitorais, Lula e Cabral. Com a aliança com o PMDB, fica com muito mais tempo de TV. Por causa da aliança com Cabral, terá mais força para atrair Lula a seu palanque do que Crivella. Será muito cobrado ao longo da campanha, porém, pela aliança com Picciani, que sempre combateu.

PERDEM E GANHAM

CRIVELLA

O senador ligado à Igreja Universal do Reino de Deus já tem o voto dos evangélicos, cerca de 20%, mas precisa do eleitorado de Lula, que vai votar pelas realizações do governo, como o PAC e o Bolsa Família. Mas, por outro lado, ganha pelo fato de Molon ter que disputar o voto da Zona Sul e da esquerda com Gabeira, Jandira e Chico Alencar.

GABEIRA

Na medida em que a entrada do deputado na disputa rearrumou o tabuleiro e levou a campanha para um patamar mais elevado, ganha. Mas também perde, porque Molon, com Cabral e Lula, é mais forte do que seria o adversário Eduardo Paes. Molone Gabeira disputam o mesmo tipo de voto.

PERDEM

CESAR MAIA

O prefeito vai para uma eleição na cidade que governou três vezes sem condição sequer de estabelecer uma aliança eleitoral com outro partido ou de ter um candidato competitivo. Hoje sua pré-candidata é Solange Amaral, mas há rumores de que poderia trocá-la pelo ex-tucano Ronaldo Cezar Coelho. Solange Amaral não teve aumento de votos entre uma eleição e outra para o Parlamento.Além disso, Cesar perdeu a aliança com o PMDB. Solange ou outro candidato de Cesar terá bem menos tempo de TV.

EDUARDO PAES

O secretário de Esporte trocou o PSDB pelo PMDB com a promessa de Sérgio Cabral de que seria candidato a prefeito.Agora foi preterido pelo PMDB, e no PSDB não tem mais espaço.

GAROTINHO

Foi deixado de lado pelo presidente da Alerj, Jorge Picciani, com quem tinha feito uma aliança com Cesar Maia. Ficou sem palanque e sem a aliança com o DEM no estado.Está isolado, sem força e sem candidato no Rio

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home