.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

A INFLAÇÃO CHEGOU


Charge feita pelo IQUE, no Jornal do Brasil

Comentário sobre a notícia:

Publicado no JORNAL DO BRASIL em 03 de julho de 2008

Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, em 02 de julho de 2008

"Segundo recente pesquisa do IBOPE, a mais nova preocupação do brasileiro é a velha e conhecida inflação. No Brasil ela começa sempre timidamente nas prateleiras dos supermercados. A dona de casa vai olhando, comentando, reclamando e a novidade vai se espalhando. A pauta do cotidiano é a inflação. Daí em diante, mesmo as pessoas que não vão ao supermercado passam a reclamar dos preços. Para complicar a situação, os nossos produtores estão ganhando mais dinheiro vendendo lá fora do que aqui dentro. Falta produto, aumenta o preço. O povo já está sonhando com aumento. A epidemia chegou. O aumento toma conta de todos. É a famosa teoria do centésimo macaco em versão tupiniquim. Tempos atrás os cientistas descobriram que um macaco inteligente de uma ilha no Japão resolveu lavar as batatas que comia. Todos os outros macacos da ilha adoraram a idéia. Quando o centésimo macaco dessa ilha adotou tal medida, todos os macacos das outras ilhas, que não tinham nenhum contato com a macacada da ilha que estava lavando batatas, começaram a fazer o mesmo. Aqui no Brasil começou a se espalhar a idéia de que nós deixamos de lavar e comer batatas por causa do preço. De norte a sul do país, o assunto é o aumento dos preços, a inflação. A epidemia chegou. Todos os que vendem dormem pensando em remarcar os preços no dia seguinte. Todos os que compram sonham com esses aumentos. Trair, coçar e inflacionar, é só começar."
Wilson Gordon Parker
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo - RJ

*

O ESTADO DE S.PAULO

A inflação das expectativas

Terça-Feira, 01 de Julho de 2008


A inflação já é a principal preocupação dos brasileiros, segundo a nova pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mas o temor não é só dos brasileiros. O perigo imediato não é mais a recessão global, mas a inflação generalizada, segundo o Banco de Compensações Internacionais, uma espécie de banco central dos bancos centrais, também conhecido pela sigla BIS, em inglês. A grande tarefa dos bancos centrais, neste momento, é conter a alta de preços - o ''perigo claro e iminente'' - e combater a expectativa inflacionária, disse em Basiléia o gerente-geral da instituição, o canadense Malcolm Knight. O ano começou com o mundo assombrado pelo temor de uma freada econômica. Mas a preocupação número um foi substituída em menos de um semestre e o novo relatório do BIS somente reflete essa mudança.

O Banco Central (BC) do Brasil já está empenhado na tarefa recomendada por Malcolm Knight. Seu último Relatório de Inflação, publicado na semana passada, também alerta para o risco da consolidação da expectativa inflacionária. Quanto mais fácil o repasse de aumentos, mais prontamente empresários e consumidores passarão a dar como certa a escalada dos preços.

No Brasil, mais do que na maior parte das grandes economias, é preciso levar em conta o perigo da indexação, um vício ainda não eliminado completamente. Nesse domingo, reportagem publicada no Estado chamou a atenção para esse dado. É essencial evitar a reativação da espiral preços-salários-preços. Os aumentos salariais ainda não superam os ganhos de produtividade na maior parte dos setores, e esse é um dado positivo, mas contribuem, de toda forma, para sustentar uma forte demanda já alimentada intensamente pelo gasto público.

Se as pressões inflacionárias fossem mais brandas, haveria maior tranqüilidade para celebrar as boas notícias. Na sondagem mensal da indústria de transformação, divulgada ontem, a Fundação Getúlio Vargas detectou uma elevação da confiança do empresariado. De maio para junho o índice passou de 119,9 para 121,8 pontos. O indicador foi 3 pontos mais alto que o de junho do ano passado.

Subiram também o índice da situação atual, de 125,1 para 126,6 pontos, e o de expectativas, de 114,6 para 117,1 pontos. Um dado especialmente importante foi observado na composição do índice de confiança. Há um ano, 27% das empresas consultadas classificaram a demanda como forte. Nesse mês de junho, 31% fizeram a mesma avaliação. Das 1.031 companhias consultadas, 49% programam elevar a produção nos próximos três meses e apenas 9% têm planos de redução.

A expectativa de demanda aquecida, portanto, foi claramente indicada pela pesquisa. Além disso, o nível médio de utilização da capacidade instalada passou de 82,3% há um ano para 86,4% no mês de junho recém-terminado - apesar do crescente investimento em máquinas, equipamentos e instalações.

O cenário revelado pela pesquisa é altamente positivo quanto às possibilidades de aumento da produção industrial e do emprego nos próximos meses. Tomada isoladamente, essa é uma excelente notícia, até porque o otimismo pode traduzir-se em mais investimentos. Mas a avaliação da demanda também aponta para uma possibilidade maior de repasse de custos.

As expectativas do mercado financeiro, captadas semanalmente pelo Banco Central na pesquisa Focus, continuam positivas quanto à produção industrial, embora a projeção de crescimento em 2008 tenha caído ligeiramente, de 5,61% para 5,56%. Se esse desempenho se confirmar, ainda será muito bom. As projeções de inflação, no entanto, continuaram a deteriorar-se. No caso do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como referência para a política de metas, a estimativa subiu de 6,08% para 6,30% em apenas uma semana.

Foi a 14ª elevação consecutiva. O novo número está muito próximo do limite superior da meta, 6,5%. O centro da meta é 4,5% e a margem de tolerância é de dois pontos. A projeção para 2009, estável até há pouco tempo, piorou pela terceira semana e chegou a 4,8%, pouco acima do ponto central. O grande objetivo do BC, nesta altura, já não é reconduzir a inflação de 2008 aos 4,5%, mas conter a onda de aumentos para normalizar o quadro no próximo ano. Para isso, é essencial administrar as expectativas e limitar o efeito da indexação.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home