.

terça-feira, 17 de junho de 2008

ELES ADORAM PEDALAR NA EUROPA


NA FOTO : A SOGRA NA EUROPA, A SOGRA NO BRASIL, CID GOMES JURANDO, CABRAL PEDALANDO E LULA DISCURSANDO

Comentário sobre a notícia:

Publicado no O GLOBO em 18 de junho de 2008

Toda vez que o governador Sergio Cabral dá um 'bye-bye, Brazil', alguma coisa grave acontece no Rio de Janeiro. Sempre que um problema explode ele está pedalando em algum lugar da Europa.

No dia em que assassinaram dentro de um supermercado um delegado da Polícia Civil, ele estava 'bicicletando' alegremente em Paris, sob o olhar enfastiado dos pombos franceses.

No momento em que tres jovens do Morro da Providência foram entregues no domicilio dos traficantes do Morro da Mineira, por onze soldados do Exército brasileiro, para serem mutilados e fuzilados, o governador pedalante estava passeando num velotaxi na Alemanha.

Tal qual Lula, e o governador do Ceará Cid Gomes, Cabral adora passear na Europa. A diferença marcante entre eles é que um adora pedalar, o outro adora discursar, e o Cid Gomes adora sograr.


WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

*

O Globo EDIÇÃO DO DIA 17.06.2008

Pedala, governador!

Cabral anda de velotáxi em Berlim, diante de cartão postal e longe da crise


Quando o governador Sérgio Cabral equilibra-se em veículos com rodinhas e guidão, diante de cartões-postais estrangeiros, não tem jeito: há crise à vista na segurança pública do Rio. Ontem, enquanto ele e o secretário de Transportes, Júlio Lopes, davam uma voltinha no velotáxi — um táxi-bicicleta — diante do Portão de Brandemburgo, na Alemanha, três jovens do Morro da Providência eram enterrados, após terem sido entregues por militares a traficantes do Morro da Mineira, dominado por uma facção rival da que domina o local onde moravam.

Em Paris, no mês passado, enquanto pedalava diante da Prefeitura da Cidade-Luz, com direito a estripulias — o governador chegou a posar para fotos andando sem as mãos —, o delegado da Polícia Civil Alcides Iantorno de Jesus foi assassinado por um ex-policial militar dentro de um supermercado, onde comprava pão. O episódio mexeu com os brios da polícia e, dias depois, o acusado do crime foi morto durante uma operação.

Em janeiro, na primeira viagem de Cabral para o exterior neste ano, o governador
também mostrou ser pé-frio ao sair do estado. Bastou Cabral aterrissar na Suíça para que um grupo de 150 bandidos, em mais de 20 carros, invadisse favelas do Complexo da Maré, causando pânico nas vias expressas ao redor.

Na última viagem, à Grécia, para o anúncio do Rio como candidato às Olimpíadas, Cabral foi informado sobre o seqüestro e tortura de uma equipe do jornal “O Dia” por agentes do estado integrantes da milícia da Favela do Batan, em Realengo.

Ontem, foi o primeiro dia da missão oficial de Cabral à Alemanha. Após testar o velotáxi, ele anunciou que o estado vai estimular os municípios a adotar o veículo como forma alternativa de transporte: — Hoje, nas grandes capitais do mundo, você tem este tipo de transporte alternativo, simpático para o turista e mesmo para o próprio morador — disse.

O secretário Júlio Lopes informou que o estado acaba de importar da China um modelo de velotáxi para fazer parte do programa Rio – Estado da Bicicleta.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home