.

domingo, 29 de junho de 2008

NA INDUSTRIA AUTOMOTIVA, UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE CAPITAL E TRABALHO


FOTO: Assembleia dos metalurgicos da GM derrota o Banco de Horas

Comentário sobre a noticia:

Publicado na FOLHA DE SÃO PAULO, 29 DE JUNHO DE 2008

INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

"Em São José dos Campos, metalúrgicos e GM fizeram um acordo histórico ao reduzirem o piso salarial das novas contratações ("Após impasse, GM e sindicato selam acordo", Dinheiro, 20/6). Ótimo para manter o desemprego em queda. Por causa desse acordo a GM realizará um investimento de meio bilhão de dólares na fábrica, na produção de um novo carro. Assim sendo, eu gostaria de saber se esse investimento de meio bilhão de dólares vai ser contabilizado como saindo do caixa da GM ou será considerado como um lucro financeiro obtido em cima da redução do salário dos empregados. Reduzir salário para investir não será uma coisa muito correta na nova relação entre capital e trabalho."

WILSON GORDON PARKER (Nova Friburgo, RJ)

*
Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, 29 DE JUNHO DE 2008

NOVA RELAÇÃO ENTRE CAPITAL E TRABALHO

Sem dúvida nenhuma, a prática de um moderno relacionamento entre o capital e o trabalho é uma necessidade urgente na sociedade moderna. Devemos também prestar muita atenção aos fatos resultantes deste avanço trabalhista. Em São José dos Campos, metalúrgicos e GM fizeram um acordo histórico ao reduzirem o piso salarial das novas contratações. Ótimo para manter o desemprego em queda. Por causa desse acordo a GM realizará um investimento de meio bilhão de dólares na fábrica, na produção de um novo carro. Assim sendo, eu gostaria de saber se este investimento de meio bilhão de dólares vai ser contabilizado como saindo do caixa da GM ou será considerado como um lucro financeiro obtido em cima da redução do salário dos empregados? Reduzir salário para investir não será uma coisa muito correta na nova relação entre capital e trabalho.


Wilson Gordon Parker
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo/RJ


*

O Globo EDIÇÃO DO DIA 27.06.2008

LIÇÃO PARA BRASÍLIA

OPINIÃO


A DISTÂNCIA entre São José dos Campos e Brasília é percorrida em uma hora e meia de vôo. Já a distância entre a cidade, um pólo industrial de peso, e o centro político do país, em termos de abertura a práticas modernas de relacionamento entre o capital e o trabalho, só pode ser medida em anos-luz.

ENQUANTO NO Planalto e no Congresso estão armadas barricadas intransponíveis para manter a esclerosada CLT, em São José dos Campos metalúrgicos e GM fazem um emblemático acordo.
POR ELE, o piso salarial de novas contratações será reduzido e, em contrapartida, a empresa realizará um investimento de meio bilhão de dólares na fábrica, na produção de um novo carro.
Recado a Brasília.

*

Sindicato dos Metalurgicos de São José dos Campos

Política do Sindicato no caso GM está correta, diz professor da USP

Pesquisador comenta reestruturação produtiva


[14/02] O Sindicato dos Metalúrgicos de São José está correto em sua luta contra a reestruturação produtiva, mais recentemente verificada no caso da GM, que queria implementar redução de direitos e salários para contratar 600 temporários. [...]

[CLIQUE AQUI E LEIA TUDO SOBRE ESSE IMPORTANTE ASSUNTO]

*

Baixe aqui o jornal sobre a vitória dos trabalhadores da GM contra o Banco de Horas

[20/06] O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos parabeniza os trabalhadores da GM pela decisão tomada nesta quinta-feira, dia 19 de junho de 2008. [...]


[CLIQUE AQUI E LEIA TUDO SOBRE ESSE IMPORTANTE ASSUNTO]

*

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home