.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

PALAVRAS DO LULA


CHARGE: AÉCIO NEVES E A NAMORADA NATHALIA, MISS BRASIL

BSB/BH/POA - 28 de abril de 2008

Comentário sobre a notícia:

Lula mandou um recado avisando que o PT terá candidato único à presidência em 2010.

Os petistas de Belo Horizonte, que são chegados ao sorriso de pavão misterioso do governador Aécio Neves, começaram por ignorar a determinação dos donos do PT, e sacramentaram uma 'mistura exótica' com o PSDB mineiro.

Lula tratou logo de dizer que essa aliança era um problema localizado em BH, e não tem nada a ver com os caminhos de PT de Roraima ou de Pernambuco.

Horas depois da entrevista, a aliança do PT de BH foi vetada pelo Diretório Nacional do PT. Essa história parece até scrap do orkut.

A única coisa que o cidadão brasileiro não gostaria que fosse um papo de pardal do Lula, seria com relação a afirmação categórica e incisiva que ele fez sobre o terceiro mandato:

"Isso é uma coisa obscena para a sustentabilidade da democracia no Brasil."

Todos esperam que o Diretório Nacional do PT não vete a continuidade da democracia brasileira.


WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

*

Jornal do Brasil - 28 DE ABRIL DE 2008


PT abre prazo para analisar alianças

Coligação com PSDB em Minas irrita setores do partido, que decide estudar caso a caso


Karla Correia

Brasília

Um dia depois de o diretório municipal do PT em Belo Horizonte aprovar a possibilidade de alianças com o PSDB nas eleições municipais na capital mineira, defendendo a coligação em torno da chapa encabeçada por Márcio Lacerda, do PSB, a cúpula do partido decidiu dar prazo de um mês para a apreciação de alianças com partidos de fora da base de sustentação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A resposta política da executiva nacional da legenda à rebelião mineira, que desobedeceu o veto imposto pela executiva à aliança com o PSDB, tenta, na prática, ganhar tempo para o partido na costura de apoios entre aliados, diante da investida do PSDB em buscar acordo com o governista PMDB na chapa em Belo Horizonte.

Segundo o secretário de Comunicação do partido, Gleber Naime, os diretórios municipais terão até o dia 10 de maio para apresentar pleitos de alianças com partidos de fora da base às instâncias estaduais. Em caso de aprovação das alianças, o diretório nacional se pronunciará caso a caso até o dia 26 de maio.

Nada muda

De acordo com o secretário-geral da legenda, deputado José Eduardo Cardozo (SP), entretanto, o posicionamento da cúpula do partido tende a se manter igual e barrar qualquer aliança com partidos de fora da base do governo Lula.

– Não vejo nenhuma razão para retroceder – disse Cardozo.

Segundo o secretário da legenda, a aliança com o PSB atende aos requisitos do PT e deve ser mantida. O problema está na coligação com o PSDB, que para o diretório municipal petista em BH é considerada como estratégica para o pleito de 2008. Mas, na avaliação de Cardozo, tal aliança sinalizaria o enfraquecimento do PT em relação ao PSDB, o que seria prejudicial para a estratégia do partido para as eleições presidenciais em 2010.

– Nunca se dá um tiro no pé quando se tem um projeto nacional pela frente. Não teria nenhum sentido se fizéssemos uma aliança prejudicial ao nosso projeto nacional para 2010 – acrescentou.

O veto imposto à aliança entre PT e tucanos na capital mineira irritou o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), um dos principais articuladores da coligação, ao lado do governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves. Pimentel chegou a ameaçar entrar na Justiça para garantir o direito à aliança com os tucanos em BH.

– Seria algo inédito e lamentável um membro do PT levar à Justiça uma decisão democrática da cúpula do partido, conhecendo o prefeito Pimentel, posso dizer que não creio que isso aconteça - disse Cardozo.

[ 29/04/2008 ] 02:01

Eleição em BH pode ficar sem petista candidato

O PT de Belo Horizonte cogita, em último caso, não ter candidato na eleição municipal e apoiar informalmente Márcio Lacerda, do PSB, paraa prefeitura, caso a Executiva Nacional não recue na proibição de aliança com o PSDB.

Esse é o cenário considerado extremo pela cúpula petista em BH na hipótese de fracassar os dois passos anteriores: anular internamente a decisão da direção nacional do partido ou buscar sua revogação na Justiça Eleitoral. Ontem, a direção do PT repetiu que não voltará atrás e manterá a proibição.

O prefeito Fernando Pimentel ainda aposta, porém, na possibilidade de uma negociação. No domingo, depois da convenção que escolheu o petista Roberto Carvalho para ser vice de Lacerda, ele falou por telefone com o presidente do PT, Ricardo Berzoini, e marcou uma reunião. Pimentel disse a amigos que sua preocupação foi abrir um caminho para um entendimento. (Folhapress)


[ 29/04/2008 ] 02:01

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home