.

domingo, 27 de abril de 2008

O TRATADO DE ITAIPU



Pulbicado no O GLOBO em 24 de abril de 2008

Publicado no JORNAL DO BRASIL em 26 de abrilde 2008

Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO em 24 de abril de 2008


Comentário sobre a notícia:

Estou convencido de que o Brasil é o paraíso tropical do surrealismo contraditório. Enquanto o presidente da República fala que não quer conversa nenhuma sobre o reajuste dos preços da energia elétrica no tratado de Itaipú, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, diz que o governo brasileiro precisa ser generoso com o Paraguai.

O Tratado de Itaipú foi assinado em 1973 pelos ditadores que na época comandavam Brasil e Paraguai: General-de-Exército Emílio Guarrastazu Médice, e o general-de-Exército Alfredo Stroessner.

Quando em 1989, após 35 anos de ditadura, o general Stroessner foi derrubado do poder, advinhem onde ele se refugiou?

Em Brasília ! Morou lá até a sua morte em 2006, numa bela mansão. Muita generosidade do Brasil.

Será que fechando os olhos, lendo as entrelinas dessa incrível história, não dá para perceber a tremenda negociata que foi esse "acordo" de Itaipu?

Antes dele ser assinado, nós brasileiros já eramos chamados de 'invasores' pelos paraguaios, seja por causa da Guerra do Paraguai, ou devido a invasão dos agricultores brasileiros às terras paraguaiais que fazem fronteira com o Brasil, a partir de 1950.

Assim nasceram os famosos brasiguaios. Foi muito "generosidade" dos brasileiros irem plantar soja no Paraguai. Essa briguinha de "generosidades" que começou agora, deverá distrair a atenção do povo brasileiro de escandalos como os cartões corporativos, mensaleiros, e de todas as "generosas" roubalheiras que acontecem nesta generosa terra brasileira.

Já que o presidente Lula não quer ser generoso com os paraguaios, que o seja com os aposentados brasileiros que ganham mais de um salário mínimo, dando todo apoio ao projeto do seu companheiro de partido, Senador Paim, determinando que todas as aposentadorias sejam aumentadas com base no aumento do salário mínimo.

Depois desse ato generoso para com os aposentados brasileiros, todos nós iremos ver como fica a nossa generosidade com as tarifas da mutreta feita pelos generais Médice e Stroessner.


WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

*
O Globo EDIÇÃO DO DIA 23.04.2008

Página 1 - MANCHETE

Amorim diz que país tem de ser 'generoso' com Paraguai

Mas ministro do setor afirma que preço de energia de Itaipu não subirá

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem que o governo poderá negociar alterações nas tarifas da energia elétrica excedente do Paraguai repassada ao Brasil. Segundo o chanceler, o Brasil precisa ser generoso e não
imperialista na relação com seus vizinhos: “Temos que ter uma visão generosa. Enão é só ser bonzinho.

Generosidade é também ver seu próprio interesse de longo prazo, que é o de uma região pacífica.” Uma possível negociação com o Paraguai com aumento da tarifa foi tratada na reunião da coordenação política, comandada pelo presidente Lula, mas enfrenta resistência dentro do próprio governo.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que a elevação da tarifa não está nos planos: “O ministro Celso Amorim entende que o preço deve ser justo. E ele é justo.” O presidente Lula aceitou ontem receber o presidente eleito do Paraguai antes da sua posse, em agosto.

Páginas 25, 26 e 27, Elio Gaspari, Míriam Leitão e editorial “Hora do realismo”

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home