.

domingo, 9 de dezembro de 2007

A hora da estrela Clarice Lispector


JORNAL DO BRASIL - 9 de dezembro de 1977

"E agora - agora só me resta acender um cigarro e ir para casa. Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre. Mas - mas eu também?! Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos" (Clarice Lispector), em sua última obra, A hora da estrela.

O meio literário brasileiro ficou mais pobre.


A escritora Clarice Lispector, 52 anos, morreu em um hospital na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde estava internada em conseqüência de uma neoplasia generalizada.

Clarice veio de longe para criar no Brasil uma literatura feminina com dimensões particulares. Nascida na Ucrânia, chegou ao país com dois meses de idade. Foi no Recife que viveu sua infância e descobriu o prazer da literatura. Na juventude, mudou-se para o Rio de Janeiro e publicou seu primeiro conto. Não parou mais, como era seu desejo, declarado um ano antes de sua morte, ao conquistar o Prêmio Brasília pelo conjunto de obras publicadas:


- Eu não me aposentarei. Espero morrer escrevendo.
Chegada a hora da estrela Clarice, ficou a saudade, além de um inestimável acervo para a literatura brasileira. Mas, na releitura de seus textos, nos certificamos de que jamais morrerá quem os escreveu.

Clarice Lispector: "Eu quero renascer sempre".

Veja tudo sobre Clarice em : http://www.claricelispector.com.br/

Não vai embora, não ...leia sobre o histerimo do Lula no tópico abaixo ...

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home