.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Chávez reconhece derrota e oposição articula frente


Publicado no O GLOBO, em 04 de dezembro de 2007

Chavez reconhece derrota

"A "derrota" de Hugo Chávez foi a melhor coisa que poderia acontecer para o grande fanfarrão. E tenho certeza que ele percebeu isso. O mundo inteiro vai começar a olhar a Venezuela como um exemplo de democracia. Os fanfarrões do Pentágono já estão achando que a vitória foi dos Estados Unidos. Por aqui, o Lula irá fazer um improviso, e dizer: "Eu não disse que na Venezulea havia democracia?". E o povo, em geral, irá enxergar a Venezuela como um belo exemplo de como podem conviver harmonicamente as idéias contraditórias. Na hora da eleição Chavez tinha um bebê no colo. Pela madrugada ele reconheceu a derrota, e fez questão de frisar que essa derrota prova que ele é um democrata. Vamos tentar ler, intuir e perceber o que está oculto nas entrelinhas da democracia venezuelana."
WILSON GORDON PARKER (por e-mail, 3/12), Nova Friburgo, RJ


O GLOBO - 03 DE DEZEMBRO DE 2007

Chávez reconhece derrota e oposição articula frente

- Abatido, o presidente Hugo Chávez reconheceu a derrota no referendo para reformar a Constituição venezuelana e que lhe daria plenos poderes. Comedido, referiu-se a defensores do "não" como adversários e não mais fascistas ou contra-revolucionários. Mas reafirmou que sua proposta continua viva.

"Estamos pontos para uma batalha longa. Por enquanto, não conseguimos".

No bloco de votação das propostas feitas por Chávez, o "não" teve 50,7%, contra 49,3%. Fortalecida com antichavistas e estudantes, a oposição já articula uma frente para novos desafios. Uma das propostas é a convocação de uma Constituinte.

(págs. 1, 31 a 34 e editorial "Limites de Chávez")

*

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home