.

sábado, 4 de dezembro de 2010

WikiLeaks


Lula faz um um discurso dando o maior apoio ao Julian Assange, fundador da WikiLeaks. Sempre é bom lembrar que a palavra “wiki”, que significa “muito-rápido” em havaiano, ganhou notoriedade com a criação da Wikipedia, e classifica tipos de documento em hipertexto com ação colaborativa e open-source, um grande marco para a transmissão de informação aberta mundialmente.

Comentário sobre a notícia em 01 de dezembro de 2010:

"Bisbilhotar é o que as autoridades fazem quando acompanham todos os movimentos do cidadão comum. A partir da bisbilhotagem contábil, tributária e bancária que cerca o contribuinte brasileiro, até as câmeras instaladas em elevadores, corredores, ruas, praias, campos de futebol, condominios de luxo, favelas e centenas de outros locais públicos e privados, somos um povo bisbilhotado 24 horas por dia. E ainda colocam uma placa dizendo: sorria, você está sendo filmado. A cada dia que passa surge um novo tipo de bisbilhotagem na vida do cidadão. Apesar de tudo isso, para fazer qualquer negócio, ainda temos que provar, autenticar, pagar e jurar que nós, somos nós mesmos. Mas quando aparece algum tipo de bisbilhotice que possa incomodar os poderosos, sempre surge um movimento para que tal coisa tenha um ponto final. É o que está acontecendo com um sujeito chamado Julian Assange, fundador da WikiLeaks, que desde 2008 já ganhou varios prêmios para novas mídias e agora passou a ser procurado pela polícia do mundo todo. E não é bisbilhotagem irresponsável que o cara faz não. É tudo lastreado por documentos, videos e fotos, que estão escondidas nos arquivos dos fofoqueiros oficiais. Parece que agora os caras resolveram botar para quebrar e a turma que estava tentando abafar os assuntos divulgados pela WikiLeaks, percebeu que a divulgação dos segredos se transformou numa bola de neve. E a bisbilhotagem chegou ao Brasil, envolvendo autoridades e corruptos brasileiros. Como somos uma nação abarrotada de oportunistas, o Brasil poderia ser o primeiro país a resolver esse problema criando uma lei que determine a colocação de câmeras com som, em todos os orgãos públicos, gabinetes, ante-salas, em todos os lugares, e dentro de todos os aposentos do Congresso Nacional, em todas as Assembeias Legislativas, no judiciário, nas dependencias do Palacio do Planalto, e nas sedes dos governos estaduais e municipais, onde todos deveriam andar com um microfone na lapela. Todas as conversas telefônicas seriam ouvidas. Tudo seria filmado, gravado e visto por todo mundo. Nada seria secreto. O Brasil seria enaltecido no mundo inteiro. Seria o fim da WikiLeaks."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


OPINIÃO & NOTÍCIA - 10/12/2010
Tendências e Debates
A infoguerra já tem seu primeiro wiki-mártir?
Julian Assange, fundador do WikiLeaks, virou provavelmente o primeiro homem caçado pela Interpol por não ter usado camisinha.
Há uma semana, na sexta-feira dia 3 de dezembro, a organização WikiLeaks sofria o mais duro golpe desde que começara a publicar em seu site os segredos – uns inconfessáveis, outros não tão secretos assim – da diplomacia norte-americana.
[LEIA MAIS...]

WIKIPEDIA

WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia,[1] que publica, em seu site, posts de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.[...]

(leia mais...)


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO em 02 dezembro 2010


Publicado na GAZETA DO POVO, PR, em 03 dezembro 2010


Publicado no jornal IMPRENSA LIVRE, Litoral Norte de SP, em 03 dezembro 2010


Publicado na A VOZ DA SERRA, Friburgo, RJ, em 03 dezembro 2010




Publicado no JORNAL DO COMÉRCIO, PE, em 09 dezembro 2010


Publicado na Revista BRASILIA EM DIA, em 11 dezembro 2010

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home