.

sábado, 27 de novembro de 2010

MEIRELLES E O PANAMERICANO


Reportagem da TV Câmara veiculada no dia 11/11/2010 mostra a audiência realizada com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Após o encontro, o deputado federal Guilherme Campos solicitou um audiência com representantes da Caixa Econômica Federal. [depguilherme de 16 de novembro de 2010]

Comentário sobre a notícia em 18 de novembro de 2010:

"O Henrique Meirelles, tentando justificar porque o Banco Central não fiscaliza os bancos, disse que seria "operacionalmente inviável substituir os controles internos e a auditoria externa." Assim sendo, o Banco Central deixa toda a fiscalização bancária por conta das auditorias particulares. É a coisa mais absurda do mundo. Disse o Meirelles que o único culpado pela fraude no Panamericano, é o Silvio Santos, que deveria ter detectado o rombo de 2,5 bilhões de reais. Detectar o Silvio Santos deve ter detectado. Tanto isto é verdade que ele vendeu 49% do Panamericano para a Caixa Economica Federal. Os auditores, fiscais, diretores, e todo o Banco Central, dormiram, ou fingiram que estavam dormindo em berço esplendido, por ocasião desta transação entre um grande banco público e um banco particular à beira da falência. Devem ter colocado na porta dos seus gabintes, a frase mais usada no atual governo: "Eu não sei de nada". O Meirelles encheu a boca quando disse que o cidadão não estava perdendo nada com o empréstimo feito pelo tal Fundo Garantidor de Crédito. Mentira! São os clientes dos bancos que capitalizam este fundo. Quem está emprestando dinheiro ao Silvio Santos são os correntistas dos bancos."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

REVISTA EXAME - 17 de novembro de 2010
Meirelles responsabiliza Silvio Santos por rombo de 2,5 bilhões de reais
"O responsável número 1 é o acionista majoritário. Em seguida, os órgãos de controle da instituição", disse o presidente do Banco Central
Elza Fiúza/EXAME.com
Henrique Meirelles, presidente do BC, culpou Silvio Santos pela fraude no Panamericano
São Paulo - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, responsabilizou o apresentador e empresário Silvio Santos, controlador do banco Panamericano, pelo rombo de 2,5 bilhões de reais detectado nas contas da instituição financeira. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Meirelles disse que Silvio deveria ter descoberto a fraude que se passava no banco.

[LEIA MAIS...]

O Globo - 18/11/2010
Papel do BC
Panorama Econômico - Míriam Leitão
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, exibiu uma estranha interpretação do papel da instituição: ele acha que se o Banco Central fizesse um trabalho de supervisão mais amplo provocaria "risco moral", ou seja, as instituições de mercado relaxariam. O Fundo Garantidor de Crédito emprestou sem juros e tem pressa em vender o PanAmericano, que está quase estatizado.

[LEIA MAIS ...]


Publicado no DIÁRIO DO GRANDE ABC, SP, em 20 novembro 2010


Publicado na TRIBUNA DO PLANALTO, Brasilia, em 23 novembro 2010

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home