.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

A INVASÃO DO COMPLEXO DO ALEMÃO


Ronai Braga, morador da Vila Cruzeiro, acusa a polícia do Rio de ter arrombado sua casa e levado R$ 31 mil - (Imagens: Iano Andrade, do Correio Brasiliense.) A revolta acompanhada do choro compulsivo ainda preserva um senso de justiça. "Não sou contra a instituição e o trabalho que eles fazem. Entendo tudo que tem que acontecer para um futuro melhor. Sou contra os maus policiais, que usam a farda para prejudicar gente trabalhadora", disse, aos prantos, Ronai Braga. Ele teve a casa, na Rua 16 da Vila Cruzeiro, arrombada por agentes da Polícia Civil, segundo vizinhos que o acompanharam na delegacia como testemunhas na hora de registrar a ocorrência. Além de destruírem os móveis da residência, na sexta-feira, os invasores levaram R$ 31 mil, que seriam dados como entrada de um apartamento que a família pretendia adquirir. Com todos os comprovantes na mão — depósitos bancários, rescisão recente de contrato de trabalho após oito anos com carteira assinada em uma empresa, extratos de FGTS e declarações de Imposto de Renda —, Ronai parece querer provar que seu dinheiro é suado. Pais de dois meninos de 2 e 9 anos, o casal não suporta olhar o quarto das crianças, com os móveis quebrados e as roupas jogadas no chão. A vizinhança do homem que atualmente trabalha como autônomo, pintando camisetas, relatou na delegacia que um dos policiais que entraram na casa era identificado no uniforme como Carlos A positivo -- tipo sanguíneo tradicionalmente inscrito na farda dos agentes de segurança. Ronai completará 32 anos amanhã. "Olha que presente ganhei", diz. (rolanarede31 - 30 de novembro de 2010)

Comentário sobre a notícia em 28 de novembro de 2010:

"A invasão que está sendo feita no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, já era para ter acontecido há muito tempo. Tenbo certeza que as autoridades sabem que não vão acabar com o tráfico de drogas na cidade, mas pelo menos vão proporcionar alguma esperança e sossego aos quatrocentos mil moradores que moram naquela localidade. O importante em toda esta história é mudar o sentimento do cidadão que é obrigado a viver dentro destas comunidades, fazendo com que ele acredite no poder público e confie na polícia. Que lá sejam colocados policiais que se façam respeitar pela honestidade e honradez."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

O Globo - 30/11/2010
A polícia e o estado de direito
Merval Pereira
A gencia O globo

Os relatos que começam a surgir de abusos de poder por parte de policiais na ocupação do Complexo do Alemão têm que ser investigados e reparados o mais rapidamente possível pelas autoridades responsáveis pela segurança pública no Rio, para que não se quebre o clima de solidariedade entre a população e as forças da lei, a principal razão do sucesso da operação.

[LEIA MAIS...]


Publicado no O GLOBO em 30 novembro 2010


Publicado no JORNAL METRO. CAMPINAS, SP em 30 de novembro de 2010


Publicado no JORNAL IMPRENSA LIVRE, litoral norte de SP, em 30 de setembro de 2010


Publicado no JORNAL DO BRASIL em 29 novembro 2010


Pulicado na FOLHA DE SÃO PAULO em 29 novembro 2010


Publicado na GAZETA DO POVO, PR, em 01 dezembro 2010


Publicado no CORREIO BRAZILIENSE, em 03 dezembro 2010


Publicado no jornal A VOZ DA SERRA, Nova Friburgo, em 04 dezembro 2010


Publicado no jornal A GAZETA DO SUL, em 03 dezembro 2010

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home