.

sábado, 25 de abril de 2009

JOAQUIM & GILMAR, A DIVERSIDADE PALPÁVEL


Ministro Joaquim Barbosa disse o que o povo tem vontade de dizer. No meio de tantosafado, um ministro que honra o judiciário brasileiro.

Comentário sobre a notícia em 23 de abril de 2009:

"Está escrito no portal de entrada da TV Justiça que o maior propósito da emissora é expor uma visão conjunta da Justiça, com toda a diversidade que ela comporta. Quem escreveu isso deve estar muito satisfeito. Gilmar Mendes , que no dia de São Jorge completou um ano na presidência do STF, foi nomeado pelo FHC. Joaquim Barbosa, o 1º ministro negro do Supremo, foi nomeado pelo Lula. Gilmar se especializou na Alemanha em Direito Abstrato, enquanto o Joaquim é o relator de um caso bem real que é a roubalheira do mensalão. Ele corre contra o tempo para evitar a prescrição do crime contra os 39 acusados. Dentro do STF esses dois são o que se poderia chamar de "diversidade palpável". Gilmar aparece quase que diáriamente na mídia dando as mais variadas declarações sobre assuntos abstratos ou reais. Por outro lado, raramente se ouve o nome do Joaquim. Há muito tempo os dois vem discutindo. Na baixaria que tomou conta do plenário do STF, Joaquim disse que sua excelência Gilmar não é um homem do povo, mas sim, um personagem da mídia. Gilmar pediu respeito e disse que Joaquim não tinha qualidades para falar nada. Joaquim replicou, dizendo que não fazia parte do grupo de capangas do Gilmar. Após muita xingação, o "santo" do STF, Marco Aurélio Mello, pediu que a sessão fosse interrompida, sob a alegação de que a liturgia da casa estava sendo arranhada. A baixaria que aconteceu no STF é o retrato fiel dos tres poderes da República, dominados por pessoas que somente visam o sucesso dos seus interesses pessoais. No meio de toda esta podridão, atitudes de revolta espontânea como a do ministro Joaquim Barbosa torna-se compreensível. Ele falou tudo aquilo que a maioria dos brasileiros desejaria falar naquele momento."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


A edição da Folha de 25 de abril de 2009, traz o protesto de alunos, ex-alunos e professores da UNB (Universidade de Brasília) diante do prédio do STF(Supremo Tribunal Federal) contra o presidente do STF Gilmar Mendes. [Jaime Leitão]


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, em 23 de abril de 2009

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home