.

domingo, 12 de abril de 2009

BANCO DO BRASIL, JUROS E SPREADS


DESABAFO DE SALETE LEMOS NO JORNAL DA TV CULTURA - Dois meses depois da jornalista botar a boca no trombone no Jornal da TV Cultura, onde era âncora, criticando a roubalheira dos bancos, foi DEMITIDA.

Comentário sobre a notícia em 08 de abril de 2009:

"O governo se orgulha da economia brasileira e vive comemorando a queda do dolar, inflação sob controle às custas de juros e spreads dignos dos maiores agiotas da história, superávit fantástico nas contas externas, enfim, parece que vivemos no melhor dos mundos. Lá fora, o Obama diz que o nosso presidente é "o cara" mais simpático e conhecido do planeta. No meio de todo este paraíso terrestre anunciado, sempre é bom não esquecer que 60% dos brasileiros vivem à margem da sociedade, e ainda servem de blindagem para a marginalidade que toma conta dos lugares onde eles vivem. Enquanto os ricos se trancam dentro de condomínios fechados, cercados por todos os tipos de proteção, a pobreza é obrigada a obedecer as ordens do poder paralelo do crime, que assumiu o comando nas grandes, médias e pequenas cidades, graças à criminosa omissão dos politicos que só pensam no número de votos nas urnas e dos banqueiros que só pensam no dinheiro que ganham, graças a fortuna que arrecadam com as taxas de juros, spreads alucinantes e tarifas bancárias que são as maiores de todo o planeta. Ricos escondidos dentro de suas trincheiras milionárias, pobres entregues à própria sorte, sem proteção nenhuma, uma classe média endividada e apavorada, o desemprego à vista, e a marginalidade cada vez mais criativa e violenta, projetam um futuro de incertezas para a sociedade brasileira. Diante desta marolinha social alarmante, "o cara" resolveu dar um basta e mudou o presidente do Banco do Brasil. Numa entrevista de meia hora, completamente inútil, o ministro Mantega, Aldemir Bendine, o que presidente que entra, e Lima Neto, o que sai, falaram o que até o brasileiro mais mal informado já sabia: é preciso baixar o juro e o spread bancário. Os banqueiros estão morrendo de rir com a suposta pressão que a queda dos juros e do spread no Banco do Brasil, e na Caixa Econômica, fará sobre a agiotagem bancária. Entre outras coisas, eles farão igual as grandes corporações: vão começar a demitir e dizer que poderão ir à falência. E tudo irá continuar como sempre foi. Por falar nisso, alguém sabe onde anda o Henrique Meirelles, o gestor chefe das finanças dos grandes bancos? É óbvio que ele não deve estar gostando desta heresia de baixar juros e spreads, pois ele sabe muito bem que esta é uma das coisas que propiciam a tal robustez e liquidez do nosso "fantástico" sistema bancário."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


Os judas mais autênticos são os banqueiros, grandes responsáveis por boa parte das mazelas inseridas na sociedade. A ganãnicia destes agiotas inescrupolosos não tem limite. A vida humana para eles não passa de um cifrão. Salete Lemos está certíssima.

FOLHA DE SÃO PAULO, 08 de abril de 2009

Lima Neto sai e vice assume a presidência do Banco do Brasil
KENNEDY ALENCAR
da Folha de S.Paulo, em Brasília

[LEIA AQUI...]

ESTADO DE SÃO PAULO, 28 de janeiro de 2009

Entenda o que é o spread bancário

[LEIA AQUI ...]

ESTADO DE SÃO PAULO, 08 de abril de 2009

Brasileiro pagou R$ 134,5 bilhões em spread bancário em 2008

[LEIA AQUI...]


Publicado no O GLOBO em 10 de abril de 2009


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO em 10 de abril de 2009

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home