.

sábado, 25 de abril de 2009

GILMAR MENDES: 'SAIA ÀS RUAS E NÃO VOLTE AO STF


"Um grupo formado por dez pessoas, entre professores, alunos e ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) realizou na tarde desta sexta-feira, em Brasília, um protesto contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, dois dias depois de o magistrado ter protagonizado um bate-boca com seu colega Joaquim Barbosa no plenário da Corte. Os manifestantes levaram uma faixa com a inscrição "Miss Capanga" com a intenção de colocá-la na estátua que simboliza a Justiça em frente à sede do STF, mas foram impedidos por seguranças do local.

Usando chapéus e chicotes que, segundo eles, simbolizam o "coronelismo", os manifestantes estenderam faixas com as frases "Gilmar, saia às ruas e não volte ao STF" e "Gilmar Dantas, as ruas não têm medo de seus capangas". O grupo tentou ser recebido pelo presidente da Corte, mas não obteve sucesso. Apesar de os manifestantes estarem em pequeno número, a segurança do local foi reforçado com duas viaturas da Polícia Militar.

O professor João Francisco Araújo, que participou do ato, explicou que o bate-boca entre Mendes e Barbosa impulsionou o protesto e expressou um sentimento generalizado da população brasileira. "Este é um ato de cidadãos, porque o ministro Gilmar Mendes desmoraliza o Judiciário brasileiro. Essa briga foi o estopim de todo um sentimento generalizado da sociedade", disse Araújo. "Chamamos o ministro de Gilmar Dantas porque ele privilegia os ricos em suas decisões."


Comentário sobre a notícia em 25 de abril de 2009

"No 'barraco' que tomou conta do plenário do STF, Joaquim Barbosa disse que sua excelência Gilmar Mendes não é um homem do povo, mas sim, um personagem da mídia. Gilmar pediu respeito e disse que Joaquim não tinha qualidades para falar nada. Joaquim replicou, dizendo que não fazia parte do grupo de capangas do Gilmar. Após muita xingação, o "santo" do STF, Marco Aurélio Mello, pediu que a sessão fosse interrompida, sob a alegação de que a liturgia da casa estava sendo arranhada. A baixaria que aconteceu no STF é o retrato fiel dos tres poderes da República, dominados por pessoas que somente visam o sucesso dos seus interesses pessoais. No meio de toda esta podridão, atitudes de revolta espontânea como a do ministro Joaquim Barbosa torna-se compreensível. Ele falou tudo aquilo que a maioria dos brasileiros desejaria falar naquele momento."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

NOTICIAS TERRA
Protesto pede que Mendes "saia às ruas" e não volte ao STF
24 de abril de 2009
Marina Mello
Direto de Brasília:

[LEIA AQUI...]

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home