.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Leite com soda cáustica e água oxigenada, não faz mal, diz Anvisa.


* Comentando a noticia:

Vamos levando a vida e aprendendo coisas fantásticas. Muitas vêzes gastamos dinheiro em cursos que na prática jamais servirão para coisa alguma. Logo depois da descoberta da fraude do leite, vi na TV a entrevista da diretora da Área de Alimentos da Anvisa, Maria Cecília Brito, avisando a todos os brasileiros de que não devemos consumir leite adulterado, mas que o mesmo não representa "risco iminente à saúde". Fiquei com vontade de ligar para o 0800 da Anvisa e indagar se excremento faz mal a saúde. Sabem porque pensei em tal absurdo ? Porque essa pergunta saiu da cabeça de um garoto de sete anos, só que usando outra palavra, e por questão de sensibilidade e educação, não a coloquei nesse texto. Em seguida decidi começar a ler alguma coisa sobre o leite. Devo avisar a doutora Maria Cecilia que a soda cáustica pode provocar queimaduras na boca ou nos outros órgãos do sistema digestório. E os efeitos dessa fraude podem ser mais intensos nas crianças. Mais adiante, descubro que a gordura do leite é cara para a indústria, e às vezes eles tiram uma grande parte dessa gordura para poder fazer queijo, manteiga, iogurte. E para deixar o leite mais incorpado, eles então adicionam sal, água e açúcar. A função da soda cáustica é reduzir a acidez acima do normal desse leite que saiu dessa mistura. Fantástico ! Finalmente fico surpreso com outra descoberta : as indústrias brasileiras não têm um especialista degustador de leite para avaliar os defeitos de sabor. No exterior, o sabor tem peso de quase metade na qualidade do produto. Incrível ! Eu nunca soube disso. Esse garoto de sete anos, reclamador nato, diz que leite "longa vida" tem cheiro de môfo. Temos degustador para tudo : café, cachaça, cerveja, menos para testar o sabor do leite. E a indútria do leite nunca me disse nada sobre essas coisas. Descubro que estou vivendo num país afogado em soda cáustica.

*


Último Segundo

Leite adulterado não apresenta riscos à saúde, diz Anvisa
atualizada às 20:39 26/10
Rodrigo Ledo





BRASÍLIA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez hoje um comunicado para tranquilizar a população quanto ao consumo de leite adulterado com soda cáustica e água oxigenada, irregularidade constatada em três empresas de Minas Gerais. Segundo a diretora da Área de Alimentos da Anvisa, Maria Cecília Brito, os lotes com o leite adulterado não devem ser consumidos, mas não apresentam “risco iminente à saúde”. A agência recomendou às vigilâncias sanitárias de Estados e municípios que realizem novas inspeções.


“Não aconselhamos o consumo de produtos em desconformidade aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Mas não existe o risco iminente à saúde, não temos a perspectiva de que causará grandes danos à saúde”, ressaltou Maria Cecília Brito.


*

1 Comentários:

  • Amigo, soda caustica em meio acido (leite acido) se transforma em sal e agua, quando vc consumir, ela nao estará presente!
    Alem do mais que eles utilizam muito pouco hidroxido de sodio para a correção de pH do leite


    Abraço

    Por Blogger CACHOPA, às 11 de maio de 2008 às 05:26  

Postar um comentário

<< Home