.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PAQUERANDO O PRÉ-SAL


"Acabei de ver nesta madrugada de 29 de novembro de 2011, a entrevista de Boni, pai, ao Jô Soares. Entre muitas coisas ditas pelo Boni, uma me fez lembrar deste video que o William Boner apresentou no Jornal Nacional dez dias depois do vasamento. O Boni lembrou a mudança que fez na apresentação dos telejornais, que passaram a ser "espetáculos" ao invés do noticiário frio e sem retoques. Quem não mudou ficou pelo caminho, disse o Boni. Neste filme, entremeado de belas palavras e algumas dúvidas sobre o vazamento de óleo no poço da Chevron, no litoral do Rio de Janeiro, está a prova do que o Boni quis dizer sobre "espetáculos". O vazamento serve para a criação de um belo video, verdadeiro espetáculo de turismo sobre a área atingida, num belo avião, tendo a bordo um porta voz da Chevron. O reporter mostra apenas a geografia da área, fala em praias, meio-ambiente, flora e fauna, mas não apresenta nada de novo sobre o vasamento do óleo. Ele informa aos telespectadores que o tal diretor da Chevron, que está confortavelmente escarrapachado numa poltrona, não quis gravar uma entrevista. E ficou por isso mesmo. Os editores dos telejornais da Globo deveriam ter pelo menos se informado sobre as acusações que estão surgindo contra a Chevron."

Comentário sobre a notícia em 26 de novembro de 2011:


"Afinal de contas, o que estava a Chevron fazendo na porta do Pré-Sal? Quais eram as intenções desta paquera? Porque não avisaram que iriam até lá? Pretendiam arrombar a porta? Estas são algumas perguntas que não querem calar na cabeça de muita gente. Todas as pessoas que sabem ler as entrelinhas do noticiário aguardam ansiosamente uma resposta. A sociedade agradece."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

CARTA MAIOR - Meio Ambiente - 22 NOV 2011
Petroleira norte-americana responsável por desastre ambiental escondeu das autoridades a informação sobre fim de vazamento e tentou iludi-las com vídeo editado. Multas iniciais e pedido de indenização chegam no máximo a R$ 250 mi, quase nada para quem fatura US$ 200 bi. Para PSDB, governo demorou a agir. Partido não se indignou com 'mentiras', como fez com ministro, nem pediu CPI da Chevron, suspeita de buscar pré-sal alheio, como fez com Petrobras. Essa é uma suspeita tanto da Polícia Federal, que abriu inquérito para apurar todo o caso e vai tomar os primeiros depoimentos de executivos da empresa nesta quarta-feira (23), quanto da ANP. Para o delegado da PF que cuida do caso, Fabio Scliar, é estranho que a Chevron tenha sondas capazes de buscar petróleo a 7km de profundidade, sendo que o poço em que houve o acidente era "raso", de 1,2km - as camadas de pré-sal situam-se entre 5km e 7km.

[LEIA MAIS...]


Publicado no O GLOBO, "PAQUERANDO PRÉ-SAL, em 26 de novembro de 2011


Publicado no ESTADO DE SÃO PAULO, "PAQUERANDO O PRÉ-SAL", em 27 de novembro de 2011


Publicado no HOJE EM DIA, "CHEVRON", em 26 de novembro de 2011


Publicado na TRIBUNA DO PLANALTO, "CHEVRON E O PRÉ-SAL", em 26 de novembro de 2011


Publicado no PLANO BRASIL a Carta publicada no O GLOBO "PAQUERANDO PRÉ-SAL", em 26 novembro de 2011


Publicado no JORNAL DE BRASILIA, "PRÉ-SAL", em 28 de novembro de 2011

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home