.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

NOVO ATAQUE À MÍDIA


Ditadura Militar Lei 5.536 - A Censura no Brasil - Vídeo experiental sobre os 20 anos de ditadura militar no Brasil, com fotos, documentos do arquivo e imagens do Extinto DOPS-SP. Direção e montagem: Dino Menezes.

Comentário sobre a noticia em 18 de janeiro de 2010:

"Tempos atrás, quando o presidente Lula começou a falar em denuncismo, as pessoas perceberam que existia alguma coisa no ar, muito além dahonra pessoal dos cidadãos. A criação de uma autarquia chamada deConselho Federal de Jornalismo, que desde 1996 estava sendo planejada,voltava ao cardápio das autoridades de Brasilia. Como sempre, estes monstrengos que falam em orientar, disciplinar e fiscalizar a imprensa,não passam de órgãos criados exclusivamente para impedir que o públicotome conhecimento das irregularidades que acontecem nas administrações governamentais. Na época, todos sabiam que o desejo principal dogoverno Lula era censurar toda a imprensa brasileira fiscalizando e orientando as suas reportagens. Os defensores desta fiscalização absurdaalegavam que o monstrengo ditatorial a ser criado teria o intuito de resguardar a privacidade e a honra do cidadão. Mas todo ano surge uma nova tentativa para censurar a imprensa. Parece que existe dentro do governo um orgão secreto encarregado de estimular a criação de projetos que possibilitem o controle da mídia no Brasil. Depois da discussão sobre a liberdade de imprensa na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) e da absurda censura proposta no Programa Nacional de Direitos Humanos, o governo agora, usando a 2a Conferência Nacional de Cultura, prepara uma nova investida para estabelecer o controle social? dos meios de comunicação. O desejo principal dos aprendizes de ditador que estão ocupando o poder no Brasil é determinar um pensamento único para a sociedade brasileira, que ficará completamente alienada da realidade, e se imaginará vivendo no melhor dos mundos."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

OAB e ANJ veem ataque à mídia pelo governo
Entidades e deputado Miro Teixeira criticam texto-base da Conferência Nacional de Cultura
[
LEIA MAIS ...]

Censura no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Censura no Brasil ocorreu por praticamente todo o período posterior à colonização do país, seja ela cultural, seja ela política. De certa maneira, mas sob um aspecto diferenciado, o Brasil ainda possui formas de censura desde a redemocratização.

[LEIA MAIS...]



0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home