.

sábado, 23 de julho de 2011

SEGREDO ETERNO PARA ATOS SECRETOS


Veja o que são Atos Secretos ...

Comentário sobre a notícia em 14 de junho de 2011:

"O governo, com apoio de alguns militares, diplomatas e parlamentares, está aprimorando uma lei na qual alguns documentos "muito secretos" terão direito a sigilo eterno. Os ex-presidentes Fernando Collor (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP) são os líderes do movimento "segredo eterno". Sarney foi o presidente no periodo 1985-1990. Ao deixar o governo legou aos brasileiros a maior inflação de todos tempos. Collor veio depois e para acabar com a inflação bloqueou o dinheiro que os trabalhadores tinham colocado nos bancos, e deixou muita gente a beira da loucura. Mais ou menos um ano depois o Congresso Nacional o colocou na rua, por corrupção. São essas duas "personalidades" que desejam o segredo eterno para algumas partes da história do Brasil, que foram diagnosticadas por eles como "muito secretas". Os Estados Unidos acabam de abrir para o mundo toda a historia da guerra do Vietnan, que nem completou 50 anos. Todos os documentos secretos, ultrasecretos e silmilares, podem ser vistos por quem quiser. E olha que ali devem ter coisas que até Deus duvida. No entanto, aqui no Brasil a coisa é bem diferente. Segundo o senador Josè Sarney, a preocupação dele é com a revelação dos documentos que falam sobre o Barão de Rio Branco e a Guerra do Paraguai. Puxa vida! Deve ser coisa muito ruim a ponto de abrir feridas quase 200 anos depois. O Julian Assange, fundador da WikiLeaks, faria uma boa coisa para o Brasil se desse uma bisbilhotada nos nossos arquivos históricos."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

O GLOBO - 14 de junho de 2011
Dilma recua e apoia sigilo eterno de documentos
Agência o globo:Roberto Maltchik
BRASÍLIA. Sob pressão de dois ex-presidentes, além do Itamaraty e das Forças Armadas, a presidente Dilma Rousseff recuou e deu carta branca para que a Lei de Acesso à Informação Pública seja aprovada pelo Congresso com a possibilidade de que documentos públicos fiquem em segredo por tempo indeterminado.

[LEIA MAIS...]

ESTADO DE SÃO PAULO, 16 de junho de 2011
Na contramão do tempo
A mesma presidente Dilma Rousseff que escolheu a data de 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, para sancionar a lei que acabaria com o sigilo eterno de documentos oficiais brasileiros - e por isso instou o Senado a aprovar com rapidez a matéria - simplesmente aceitou que se retirasse o caráter de urgência do projeto. Tem mais. A proposta da chamada Lei de Acesso à Informação foi apresentada em 2009 pelo então presidente Lula. A Câmara, em acordo com o governo, mudou-a para melhor. Para atender seus credores políticos, Dilma recuou e passou a defender a versão original. Os senadores petistas foram os últimos a saber.

[LEIA MAIS...]


Publicado no DIÁRIO DA MANHÃ, Goiânia, "DE SEGREDINHOS", em 15 de junho de 2011


Publicado no jornal VALOR, "SEGREDOS ETERNOS", em 15 de junho de 2011

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home