.

sábado, 23 de julho de 2011

BRAZIL, PARAISO DE ASSASSINOS E LADRÕES


Charge Publicada no jornal O POVO, Ceará, em 15 de junho de 2011

Comentário sobre a notícia em 10 de junho de 2011

"Lá pelos anos 50, fui assistir um filme com o meu avô. No final do mesmo aparece um avião "Constelation", da falecida empresa aérea americana, "PANAM", circulando em cima da Baia da Guanabara. Grudado na janela, o ladrão do filme, que fugia dos Estados Unidos, exclama sorridente: "Brazil, I love you". Perguntei ao meu avô porque em todos os filmes que eu via, os ladrões sempre fugiam para o Brasil. Meu avô deu um sorriso inesquecível, me olhou bem nos olhos e disse: "deve ser por causa das praias e do calor". Naquela época eu ainda não devia saber bem o significado de deboche, gozação, ou expressões similares. Anos depois é que eu descobri porque o meu avô tinha dito aquilo. Ao falar com ele sobre o assunto, ele olhou bem para mim, e disse: "Eu não podia dizer ao meu neto, naquela idade, que o país onde ele nasceu é um paraiso de assassinos e ladrões. Os ladrões e assassinos de terno e gravata que nascem aqui, não querem sair porque sabem que nunca serão presos; e os que nascem, matam e roubam lá fora sabem que aqui poderão viver livremente". De 1950 para cá, o Brasil provou que o meu avô tinha razão: isto aqui é o país da impunidade, um paraíso para os assassinos e ladrões de colarinho branco. Eu aconselharia o assassino e escritor, Cesare Battisti, que acaba de ganhar a liberdade aqui na casa da Mãe Joana, a escrever alguns livros sobre o assunto. Garanto que as obras serão sucesso aqui e no exterior."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)


Publicado no DIÁRIO DA MANHÃ, Goiânia, "CASA DA MÃE JOANA", em 12 de junho de 2011


Publicado no ESTADO D SÃO PAULO, "BRAZIL, PARAISO DE BANDIDO", 15 de junho de 2011


Publicado no JORNAL DO BRASIL, 'BATTISTI", em 15 de junho de 2011


Publicado no DIÁRIO DE SÃO PAULO, "FILME DE 1950 JÁ REVELAVA O BRASIL COMO PAÍS DE IMPUNES", em 17 de junho de 2011

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home