.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

AS CHUVAS EM SC E O LAGO ARTIFICIAL DE ITAIPÚ


Construção de Itaipú em 1980. A barragem e as pedras fundamentais do lado brasileiro e paraguaio, que estão sob as águas.

Comentário em 28 de novembro de 2008:

"As chuvas em Santa Catarina, e todos os outros fenomenos climáticos que estão surgindo naquela região, não deveriam ser surpresa para os técnicos no assunto. De forma genérica, só se fala no aquecimento global e no desmatamento. Jamais mencionam o fato concreto que é o reservatório de Itaipu, criado artificialmente em 1982, com uma área total de 1.300 km2. No fundo do mesmo ficaram toda a fauna e flora local. O grandioso Salto de Sete Quedas ficou submerso. A formação deste lago não modificou apenas a geeografia daquela área. Modificou todo o eco-sistema da região. Não é preciso ter nenhum mestrado em ecologia para perceber que tamanha agressão a natureza não poderia ficar impune. Já há muito tempo centenas de produtores que tem suas terras no entorno do Lago Artificial de Itaipu, estão entrando com ações na Justiça Federal por causa do prejuizo com as alterações climáticas na regiao, que afetam de maneira devastadora toda a agricultra. Em 1980, quando estava em Foz do Iguaçu, jantando num restaurante, um engenheiro ambiental alemão disse uma frase que nunca esqueci: "daqui uns 30 anos a região sul vai começar a pagar por este crime ecológico que é o Lago Artificial de Itaipú"."

WILSON GORDON PARKER
wgparker@oi.com.br
Nova Friburgo (RJ)

Construção de Itaipú em 1980. Eu e funcionário de Itaipú. Eu e um caminhão de Itaipú. O desvio do rio enquanto era construida a barragem

Publicado no DIÁRIO CATARINENSE, em 30 novembro 2008
[LEIA O COMENTÁRIO ...]

O LAGO ARTIFICIAL DE ITAIPU, UMA ATRAÇÃO TURISTICA

O lago de Itaipu possui 1350 quilômetros quadrados de extensão. É o sétimo do Brasil em tamanho e abrange 16 municípios.Os terminais turísticos , balneários e praias localizadas em Foz do Iguaçu, Sta Terezinha de Itaipu,S.Miguel do Iguaçu, Santa Helena, Itaipulândia, Missal, Entre Rios e Guairá tornaram-se uma das grandes atrações turísticas da região
[LEIA MAIS ...]

FOLHA DE SÃO PAULO, 27 NOVEMBRO 2008

A Mãe Natureza faz, o homem completa
Eliane Cantanhêde

Ninguém pode ser responsabilizado pela tragédia que está fazendo Santa Catarina submergir sob a água, os escombros, a dor e uma centena de mortes. Não se trata de questão política, nem de administração. Mas há uma série de lições a se retirar.

[LEIA MAIS...]

O FIM DE SETE QUEDAS

Por Pedro J. Bondaczuk

O desaparecimento de um dos mais fantásticos espetáculos com que a natureza dotou o Brasil está completando 22 anos. Nos referimos aos saltos de Sete Quedas, no Rio Paraná, que ficaram submersos no imenso lago artificial que foi criado para possibilitar o funcionamento da maior hidrelétrica do mundo (parece que agora foi superada, ou está em vias de ser, por uma ainda mais imponente, na China) a de Itaipu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
[LEIA MAIS...]

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home